Ervas para fortalecer os ligamentos uterinos

Escrito por theresa l johnston | Traduzido por juliana s. zoccoli
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Ervas para fortalecer os ligamentos uterinos
Exercícios e ervas ajudam a fortalecer a região pélvica (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Conforme uma mulher envelhece, a gravidade e a inatividade podem enfraquecer os músculos e ligamentos que mantêm o útero e outros órgãos no lugar. Se ela teve filhos, os ligamentos podem ter esticado durante a gravidez e o parto. Tosse excessiva, devido a doenças como a bronquite, pode colocar ainda mais pressão sobre toda a área pélvica.

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Problemas causados ​​por ligamentos enfraquecidos

Quando seus ligamentos enfraquecem, isso pode resultar em um prolapso da bexiga, do cólon ou do útero. Se esses órgãos estão prolapsos, isso significa que estão cedendo ou abaulando para fora do seu lugar. Se a condição é leve, você pode não notar qualquer sintoma. O sintoma mais comum é descrito como sensação de peso no abdômen. Se tem que se esforçar muito quando vai ao banheiro, você pode ter um prolapso de cólon. Infecções do trato urinário ou dores frequentes ao urinar podem sinalizar um prolapso de bexiga. Se sentir dor ou falta de sensibilidade durante a relação sexual, ou se tem dor lombar inexplicável, poderá querer que o seu ginecologista verifique a possibilidade de um prolapso uterino. Existem quatro estágios dessa condição. No primeiro, você provavelmente não saberá sobre isso, a menos que seja encontrado durante um exame ginecológico de rotina. No segundo estágio, a parte superior do útero cai para dentro dele mesmo. No terceiro grau, o útero se encontra saliente para dentro da vagina e, finalmente, em casos raros, saliente para fora do corpo.

Ervas e exercícios

Nos estágios finais de prolapso uterino, a cirurgia pode ser a única opção. Anterior a isso, é possível escolher uma das várias opções, tais como anéis de silicone projetados para manter seu útero no lugar. O melhor remédio é a prevenção.

Se já teve filhos, está acima do peso ou envelhecendo, você deve começar um regime de exercícios para fortalecer o assoalho pélvico e os tecidos conjuntivos, incluindo os exercícios de Kegel. Eles consistem em contrair os músculos vaginais e anais (como se você estivesse parando de urinar no meio do fluxo) até 100 vezes por dia.

Em conjunto com o exercício, você pode querer adicionar ervas à sua dieta diária, que servem para fortalecer os ligamentos e ajudam na saúde reprodutiva feminina. Framboesa, confrei e, especialmente, cavalinha (Equisetum) são boas opções para a reconstrução do tecido conjuntivo. Elas podem ser tomadas em forma de chá ou comprimido. Gotu kola ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para os ligamentos para manter a sua integridade. Se tiver incontinência por causa de fraqueza nos ligamentos, experimente grama-francesa para fortalecer o esfíncter da bexiga.

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