×
Loading ...

Como escrever uma carta de recomendação para um candidato à bolsa

Candidaturas à bolsas muitas vezes exigem cartas de recomendação de pessoas que estejam familiarizadas com as habilidades acadêmicas e com a ética de trabalho do candidato. Em algum ponto de sua carreira, você pode ser convidado a escrever uma carta de recomendação para um amigo da família, um colega de trabalho, um empregado ou um de seus estudantes. É essencial escrever uma carta de recomendação profissional e formal, pois este elemento da candidatura pode determinar se o candidato receberá ou não a bolsa.

Instruções

A sua carta de recomendação pode ajudar o seu aluno favorito a conseguir uma bolsa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Peça ao candidato à bolsa lhe fornecer um esboço para a carta de recomendação. Isso funcionará como um ponto de partida para a apuração das informações necessárias para escrever a carta. O rascunho deve incluir informações sobre as qualificações do candidato, incluindo uma lista dos trabalhos específicos e experiências acadêmicas que ele gostaria de ter destacados na carta. Peça que o candidato forneça também uma cópia recente de seu currículo.

    Loading...
  2. Consulte a descrição da bolsa. A entidade que a está oferecendo provavelmente tem requisitos específicos que devem ser cumpridos pelos candidatos. Leia a descrição e use caneta e papel para escrever aspectos específicos que devem ser abordados na carta de recomendação.

  3. Esboce o primeiro, assim como os parágrafos subsequentes da carta no computador utilizando um software de processamento de texto. No primeiro parágrafo, apresente-se e explique como você conhece o candidato e por que você está qualificado para julgar suas capacidades.

  4. Escreva o segundo parágrafo. Use uma linguagem profissional para delinear o seu conhecimento individual e suas experiências com o candidato. Forneça confirmações dos fatos, que devem acompanhar o pedido. Por exemplo, se você está escrevendo uma carta de recomendação para alguém que você supervisiona, confirme a data de sua admissão.

  5. Escreva o terceiro parágrafo. Nele, você vai fazer sua recomendação específica. Por exemplo, reforce a sua vontade de contratar o candidato para um trabalho futuro ou discuta porque acha que essa pessoa vai se destacar em sua área acadêmica.

  6. Escreva um quarto parágrafo. Neste parágrafo, dê exemplos específicos que validem suas reivindicações. Inclua quaisquer atividades extracurriculares fornecidas pelo requerente. Refira-se a incidentes específicos fornecidos pelo requerente no esboço mencionado na Etapa 1.

  7. Escreva o parágrafo de conclusão. Forneça suas informações de contato e convide o revisor de candidatura a entrar em contato com você, caso tenha dúvidas adicionais sobre as qualificações do candidato. Termine a carta usando uma despedida formal de negócios ("atenciosamente", por exemplo), seguida de seu nome.

  8. Formate a carta de recomendação. Coloque o endereço do destinatário na parte superior da página. Dirija-se ao destinatário pelo nome, se você o souber. Por exemplo, a carta pode começar com "Caro Sr. Burns".

  9. Edite a carta de recomendação. Verifique se há erros ortográficos e gramaticais antes de imprimi-la e assiná-la. Você deve analisar cuidadosamente a versão final impressa antes de entregá-la ao candidato à bolsa.

Loading...

Dicas

  • Limite a carta à uma página.

Aviso

  • Evite usar gíria e linguagem não profissional.

O que você precisa

  • Descrição da bolsa de estudos
  • Caneta
  • Papel
  • Computador
  • Programa de edição de textos
Loading ...
Loading ...