Como escrever o conteúdo de uma capa de DVD

Escrito por madeline lauria | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever o conteúdo de uma capa de DVD
O conteúdo da capa do DVD deve incluir marketing e os pontos de venda em um espaço limitado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O conteúdo para a capa de um DVD deve ser escrito de maneira concisa e vívida. É o material de marketing do produto e deve conter os seus melhores pontos de venda. Se um espectador não é incentivado pela capa, há muitas chances que ele não compre ou assista ao DVD. O conteúdo e os gráficos servem como atraidores de venda e devem dar ao leitor uma ideia do que o DVD mostrará, sem um sumário completo. Deve incentivá-los a assistir o DVD apresentando a quantidade suficiente de informações.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • DVD
  • Leitor de DVD
  • Materiais para escrever (caneta e papel ou computador)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Avaliando o conteúdo do DVD

  1. 1

    Assista ao DVD. Assistir o material é necessário antes de escolher quais são os pontos principais de venda daquele produto. Entretanto, o diretor ou produtor deve ter uma ideia específica do que quer que esteja escrito na capa. Então, questione quais são os cinco pontos de venda do DVD e se existe a necessidade de algum conteúdo específico.

  2. 2

    Escolha os pontos mais interessantes do DVD. Tem alguma cena que prendeu sua atenção? Quais cenas ou pontos ficaram em sua mente depois que terminou de assistir? Essas respostas serão, provavelmente, pontos de venda para os espectadores. Atenha-se ao que lhe impactou como espectador e use esses pontos para vender o DVD através do material mostrado na capa. Fazendo um esboço ou lista de pontos chaves pode lhe ajudar a priorizar certas cenas ou eventos. Se o conteúdo do material é elaborado, pode-se usar um esboço para lhe ajudar a incluir informações irresistíveis sem estragar a história.

  3. 3

    Encontre o melhor ponto de conflito do DVD. Você pode ou não incluir esse ponto no conteúdo da capa. Se o melhor ponto de conflito é o único conflito, pode ser perigoso entregar a trama toda. Entretanto, ele é o que mantem o espectador engajado e querendo saber mais. É possível dar uma pista para um conflito no material da capa, para que o leitor tenha a necessidade de descobrir o resultado.

  4. 4

    Desvende a sua audiência alvo. Escolha como atingirá o espectador. Se o DVD for feito para um público específico, foque nele, mas também busque maneira de expandir. Encontre partes do DVD que possam atrair outros espectadores fora daquele nicho (se o DVD for específico). Descrever o DVD com um senso de universalidade ajudará a vendê-lo a outros tipos de audiência também. Por exemplo, se o filme é uma ação direcionada ao público masculino, inclua algumas pitadas de romance para aumentar a curiosidade das espectadoras.

    Escrevendo o conteúdo apropriado

  1. 1

    Garanta que a capa da frente do DVD seja graficamente orientada. Normalmente a frente é composta por uma foto ou gráfico, o título e os autores principais (normalmente os de maiores reputações). Algumas vezes, a capa da frente incluirá um depoimento de uma crítica.

  2. 2

    Escreva o conteúdo na capa posterior. Depois de atraídos pelos gráficos da frente, o espectador olhará na contracapa para verificar se a foto está de acordo com a história. Mantenha a capa da frente em mente, junto com o conteúdo do DVD, ao escrever o material da contracapa.

  3. 3

    Mantenha espaço em sua mente. Você está limitado a contracapa, que também contará com gráficos e fotografias. Créditos e depoimentos também serão incluídos ali. As caixas de DVD normalmente são de 14 x 23 cm. O espaço disponível para o conteúdo escrito é normalmente a metade ou menos do espaço de trás. Então, provavelmente não terá espaço para mais de dez linhas. Mantenha-o simples, conciso e lembre-se de que o objetivo principal do conteúdo é informar e vender.

  4. 4

    Junte tudo. Agora que avaliou o conteúdo do DVD, os conflitos, os personagens e o público, analise qual apresentação fará as melhores vendas. Você deve fazer um resumo curto? Você deve instigar a audiência com o conflito mais estressante? Existe algo novo e provocativo que o DVD oferece? Estão presentes atores famosos que podem ajudar na venda do DVD para focar em sua descrição? Depois de decidir os melhores pontos de venda, escreva-os com concisão e precisão, incluindo a citação correta dos atores, autores, escritores, produtores ou qualquer outra pessoa que aparecerá no conteúdo.

  5. 5

    Reforce o conteúdo com depoimentos. Busque depoimentos de qualquer pessoa que viu o filme. Por exemplo, "O cavaleiro das trevas" contém uma citação na parte de trás da contracapa de Peter Travers, da Rolling Stone, que diz "Prepare-se para ser surpreendido". Esse depoimento é curto e não toma muito espaço, mas ajuda como um ponto de venda convincente de uma fonte confiável.

  6. 6

    Edite o conteúdo final. Depois de escrever algumas sentenças sucintas, revise o conteúdo com o criador do DVD. Edite para informações factuais, atributos, escrita, gramática e marketing efetivo. Reescreva como necessário e consulte com o seu designer para inserir o material escrito no layout da capa do DVD.

Dicas & Advertências

  • Veja o máximo de capas de DVD possível para ter uma ideia do que é apropriado para o conteúdo de uma capa. Procure os filmes mais vendidos para melhores resultados.
  • Não plagie ou roube conteúdo de outros DVDs. Não invente depoimentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível