Como escrever um livro para garotas adolescentes

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um livro para garotas adolescentes
Saiba como escrever um livro para garotas adolescentes (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Livros atraentes e contemporâneos destinados a leitoras adolescentes do sexo feminino têm atraído muitas a construir o hábito da leitura. Se você sente que tem uma história para compartilhar que pode ser de interesse para as leitoras adolescentes, escrever seu conto pode valer a pena. Para garantir que o trabalho final seja adequado para essas possíveis leitoras sensíveis, considere cuidadosamente o seu público e dedique-se a criar uma história convincente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha um tema que vá interessar a leitora adolescente. Para determinar quais tópicos interessam a meninas dessa faixa etária, preste atenção a outros meios destinados a elas. Leia revistas para adolescentes e ficção adolescente contemporânea e assista a programas de TV populares para garotas, para ver o que está acontecendo no mundo de meninas adolescentes.

  2. 2

    Planeje uma trama veloz. Leitores adolescentes atualmente muitas vezes não esperam uma recompensa literária. Ao planejar o seu enredo, não gaste muito tempo construindo seus personagens, estabelecendo e desenvolvendo a ação. Se você fizer isso, pode perder alguns de seus leitores, que optam por desistir em vez de esperar o seu primeiro momento de ação.

  3. 3

    Elabore um cenário realista, que permita que os leitores mergulhem completamente no tempo e lugar. Se você estiver escrevendo uma história contemporânea, visite a locação sobre a qual pretende escrever. Por exemplo, se grande parte da sua trama se desenrola em um shopping, vá para o shopping local e observe tudo. Se a sua locação é no passado, pesquise esse período de tempo para elaborar uma definição precisa.

  4. 4

    Inclua personagens com as quais meninas adolescentes podem se relacionar. Isso não quer dizer que seus personagens precisam ser garotas adolescentes, apesar de que isso certamente pode ajudar. Certifique-se de que seus personagens são do tipo com os quais as leitoras dessa idade se preocupam e, pelo menos até certo ponto, se identificam. Por exemplo, uma personagem principal feminina e adolescente, que luta com sentimentos de insegurança, poderia revelar-se eficaz, já que muitas adolescentes sentem-se assim e poderiam se relacionar com essa protagonista. Outra alternativa é uma personagem principal que parece popular e confiante, mas que lida com desafios emocionais, pois também pode envolver seus leitores e mostrar-lhes que as coisas (e pessoas) nem sempre são o que parecem ser.

  5. 5

    Crie uma voz natural e autêntica para cada um de seus personagens. As leitoras adolescentes serão capazes de perceber imediatamente se você não está adequado ao seus modos de falar. Se os personagens são os próprios adolescentes, mantenha seu ouvido sintonizado em conversas adolescentes. Integre algumas de suas gírias em seus diálogos em vez de usar as expressões ultrapassadas de uma época passada que você pode ter usado na idade deles.

  6. 6

    Escolha uma mensagem significativa subjacente ao seu conto, que deixe a sua leitora com alguma compreensão mais profunda de si mesma ou do mundo em que vive. Por exemplo, componha uma história em que a protagonista, em um projeto da escola, deve fazer dupla com um indivíduo com deficiência a quem ela nunca tinha prestado atenção anteriormente e que, ao trabalhar com essa pessoa, vem a perceber que fez suposições erradas e que nem sempre dá às pessoas uma chance justa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível