Lista de atividades que promovem a amizade na educação infantil

Escrito por hannah wahlig | Traduzido por mayra dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de atividades que promovem a amizade na educação infantil
Atividades de amizade promovem relações positivas entre seus jovens alunos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A educação infantil serve como a primeira introdução formal à educação social e acadêmica, e desenvolver amizades saudáveis é uma parte integrante do desenvolvimento social. Atividades voltadas para amizade ajudam as crianças a desenvolver habilidades interpessoais, comunicativas e relacionamentos emocionais, incluindo empatia e compaixão. Incorpore uma gama de atividades voltadas para a amizade na sua turma a fim de promover uma atmosfera de colaboração e aceitação.

Outras pessoas estão lendo

Amizade artesanal

Atividades de artesanato sobre amizade incentivam os alunos a desenvolverem habilidades motoras enquanto promovem valores de amizade. Uma opção é convidar os alunos a criar retratos de amizade. Cada aluno escolhe um par na sala e os dois criam um desenho de seu parceiro. Depois de criar os retratos, os alunos compartilham uma razão que faz seu parceiro ser um bom amigo. Uma atividade mais interativa é a bolsa do "Bom trabalho". Cada aluno decora um saco de papel pardo com adesivos, glitter, tinta e outros itens artesanais. Ajude seus alunos a escrever seus nomes nos sacos, e então arrume as sacolas dentro da sala. Encoraje cada aluno a deixar pequenos presentes ou recados nas sacolas de seus amigos. Os bilhetes podem elogiar um bom comportamento, dividir um brinquedo ou lembrar ao amigo uma data especial como um passeio. Encoraje os alunos a deixarem diferentes recados ou desenhos em sacolas diversas toda semana.

Atividades de letramento

Habilidades de letramento como reconhecimento de letras e separação de sílabas estão se desenvolvendo nos anos da educação infantil, então, use atividades de amizade como uma maneira de promover um letramento introdutório na sala de aula. Incentive habilidades de amizade dos alunos através de livros de história apropriados e uma atividade de leitura que envolva a turma toda. Há diversos livros apropriados para alunos de educação infantil que tratam de temas como amizade ou como fazer amigos. Durante a leitura, peça que os alunos compartilhem seus pensamentos e suas ideias sobre os eventos do livro com perguntas como "Esse personagem está sendo um bom amigo?". Uma vez que os alunos tenham entendido os temas, convide-os para criar seus próprios livros de amizade com cartolina dobrada e grampeada. As páginas podem conter desenhos dos melhores amigos e vocabulário relacionado à amizade, como "compartilhar", "brincar" e "diversão".

Jogos de amizade

Jogos interativos encorajam os alunos a interagir fisicamente uns com os outros enquanto desenvolvem um entendimento dos valores da amizade. Jogos de correspondência são referência padrão na educação infantil, então crie um jogo para os alunos no qual eles conheçam novos colegas. Uma opção é dar a cada aluno um de quatro adesivos diferentes. Quando você tocar uma música, os alunos dançam até que a música pare e então correm para achar outros alunos com seus adesivos correspondentes. Os alunos então aprendem os nomes de seus novos amigos e dançam com o grupo até o fim da música. Para praticar a identificação de similaridades, peça que uma criança seja voluntária e diga uma coisa que você notou sobre ela, como que ela está usando uma blusa vermelha. Faça que outros alunos que também estiverem usando blusas vermelhas levantem, e selecione outro voluntário do grupo. Foque nos aspectos que os alunos têm mais em comum do que nos aspectos diferentes durante a atividade.

Atividades em círculo

A hora do círculo é geralmente a abertura ou encerramento de uma atividade para os alunos e fornece uma oportunidade para o professor guiar uma atividade quieta ou uma discussão para refletir sobre a lição do dia. Uma opção de atividade sobre amizade para a hora do círculo é selecionar um aluno como o "Amigo do dia" e estimular que o aluno sente no lugar da professora no círculo. Faça que os alunos se revezem dizendo uma coisa que torne o "Amigo do dia" um bom amigo, como sua habilidade de compartilhar ou o comportamento educado. Outra opção para encorajar as crianças a se familiarizarem umas com as outras é selecionar um voluntário e deixar a sala com um ajudante de classe. Um segundo aluno então silenciosamente deixa o círculo e se esconde. Quando o primeiro aluno voltar, pergunte "Qual amigo está faltando?". O aluno tem que descobrir qual amigo deixou o círculo e dizer "João, sentimos sua falta! Volte para o círculo!".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível