Como escrever um programa para calcular médias em C++

Escrito por luis olortegui | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um programa para calcular médias em C++
Você pode calcular uma média usando laços controlados e variáveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

C++ é uma linguagem de programação orientada a objetos baseada na linguagem C, criada por Dennis Ritchie. Ela cria vários tipos de aplicativos, desde programas pequenos até sistemas operacionais. Escrever um programa para calcular médias permite ao programador inexperiente praticar os princípios de entrada e saída por console, laços controlados e variáveis simples. Embora esses conceitos e estruturas sejam básicos, aprender a usá-los é a base para trabalhar em projetos mais complexos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Configure o programa. O C++ fornece ao usuário bibliotecas que contêm comandos básicos, tais como ler dados do teclado e exibi-los na tela do computador. A sentença "#include" do código chama as bibliotecas apropriadas. "Iostream" é uma delas e contém funções relacionadas com a entrada e saída de dados. "Iomanip" contém outras que permitem formatar os dados a exibir (por exemplo, a quantidade de casas decimais). O código é o seguinte:

    include <iostream>

    include <iomanip>

    using namespace std;

    int main() {

  2. 2

    Declare as variáveis. Usaremos variáveis "float" para armazenar os números decimais e variáveis "int" para armazenar inteiros. O termo "const" indica que está sendo declarada uma constante, a qual não poderá ser modificada pelas entradas do usuário ou por operações do programa. O código é o seguinte:

    const int max_num = 5; float avg; float total = 0; float number;

  3. 3

    Forneça uma explicação breve do programa. O programa utilizará a sentença "cout" (que significa "console output", ou seja, "saída por console") para exibir as instruções na tela do computador. A sentença "endl" indica que o cursor deve passar para a seguinte linha na tela.

    cout << "Este programa calculará a média de cinco números." << endl; cout << “Digite um número e pressione a tecla ENTER. Depois de digitar o último, será exibido o valor da média." << endl << endl;

  4. 4

    Crie um laço controlado por contador para adicionar a entrada do usuário. O laço será executado cinco vezes, e cada vez lerá um número, adicionará o valor ao total e moverá a posição do cursor para a linha seguinte.

  5. 5

    O laço "for" é um laço controlado, pois se executará apenas a quantidade de vezes definida pelo usuário. No exemplo, contará de 1 até 5 (a variável max_number indica o limite) em incrementos de uma unidade. A sentença "cin", ou "console input" (entrada por console), permite ler dados do teclado. A sentença "total += number" é equivalente a "total = total + number". O programa utiliza chaves para indicar blocos de código, e todas as sentenças dentro do bloco serão tratadas como parte do laço.

    for ( int count=1; count == max_num; count++ ) { cin >> number; total += number; cout << endl; }

  6. 6

    Calcule a média dos cinco números. Divida o total por 5, que é o valor armazenado na variável max_num.

    avg=total/max_num;

  7. 7

    Exiba o resultado e finalize o programa. O programa utilizará "setprecision(2)", da biblioteca "iomanip", para exibir apenas duas casas decimais. A sentença "return(0)" indicará um valor de retorno para o programa.

    cout << endl << "A média é: " << setpresicion(2) << avg << endl << endl;

    return(0); }

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível