Como escrever uma reportagem

Escrito por ehow contributor | Traduzido por bruno lodo pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma reportagem
Escrever uma reportagem

Como escrever uma reportagem. Pela definição da palavra, "notícias" é algo imediato. Os fatos se desenrolam assim que você os junta. Você deve ser preciso, ao invés de sensacionalista e dizer a verdade e não a sua opinião, não importando o que acredita. Escrever para jornais é bem diferente do que para a televisão. Aqui há algumas dicas:

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Primeiramente você deve coletar fatos. Faça as perguntas clássicas, como: Quem, O quê, Por quê, Quando, Onde e Como. Com o desenrolar da história você deve buscar mais informações e repassar ao seu público mesmo que não tenha informações completas, por exemplo: caso aconteça um acidente e você não saiba a causa, inclua essa informação.

  2. 2

    Comece com um tópico forte. Prenda os leitores com a parte mais intrigante da história logo no começo, caso contrário, eles não irão nem ler o resto. Em uma reportagem produzida de "O dia na Terra" com o assunto de energia solar, que não é um assunto novo, a chamada do programa era se o público gostaria de eletricidade de graça, o que é bem chamativo devido ao alto preço da energia elétrica. Os artigos de jornais empregam o clássico estilo da pirâmide invertida, em que todas as 6 perguntas clássicas, mencionados antes, são colocados em uma longa frase. Em contraste, as notícias de televisão são mais conversacionais. A parte mais importante da história é prioritariamente entregue na câmera antes de ir para vídeo.

  3. 3

    Evite a voz passiva. Use frases simples com muitos verbos de ação. Evite palavras mais desconhecidas e não tente impressionar as pessoas mostrando o quanto você é inteligente. Escreva simples e diretamente como se estivesse escrevendo para um amigo contando alguma coisa que aconteceu. Não escreva "Paris Hilton foi presa.", mas sim "Os assistentes do xerife levaram a soluçante Paris Hilton presa." Lembre de eliminar palavras inúteis.

  4. 4

    Encontre o detalhe descritivo. No exemplo acima é a palavra "soluçante".

  5. 5

    Seja conversativo sem escrever errado. Não escreva frases com gerúndios que o levam a lugar nenhum. Não seja preguiçoso e use advérbios quando apropriado. "A quem" é uma palavra que seu objetivo é não ser tão pretensiosa como "Quem". Saiba qual subjuntivo usar, por exemplo: escreva "Se eu fosse um homem rico" e tenha certeza de que os sujeitos e verbos estão de acordo. Use sempre uma boa gramática, por exemplo: "Um grupo de pessoas protesta por melhores salários" porque nesse caso, o "grupo" é o sujeito, e não as "pessoas".

  6. 6

    Estude bons exemplos, por exemplo: "Um bombardeio horrível em Bagdá fez renascer o medo de uma guerra civil no Iraque." "O furação Katrina ficou mais forte no Golfo do México e agora está com ventos de 250 km/h." "Nosso olho no universo ficou cego.", é como eu comecei um notícia sobre o telescópio Hubble.

    Quando vê ou lê alguma notícia que você gosta, tente imitar esse estilo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível