Como escrever os resultados de um teste qui quadrado

Escrito por brenda scottsdale | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever os resultados de um teste qui quadrado
Use um teste qui quadrado para ver se o tipo de sabor da fruta influencia na preferência da batida (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Um teste qui quadrado é feito quando duas variáveis são associadas comparando dados coletados com o que seria esperado se as variáveis não fossem relacionadas. Aprendendo os termos e frases específicos usados ao relatar o resultado de um teste qui quadrado, você pode escrevê-los de maneira clara que será fácil de entender. Se você quer saber se o tipo de fruta influencia na compra da sua batida preferida, por exemplo, você pode conduzir um teste de sabor com batidas de mirtilo, maçã e abacaxi, completar uma análise qui quadrada e relatar os resultados de acordo com a convenção científica.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Organize seus dados em linhas e colunas. Neste exemplo, você conduziu um teste com 60 pessoas diferentes, 20 em cada grupo. Faça duas colunas, nomeadas "Comprar" e "Não comprar", e três linhas, uma para cada fruta. Digite os dados amostrais nas seis células:

    Mirtilos: 10 Comprar / 10 Não Comprar Maçãs: 5 Comprar / 15 Não Comprar Abacaxis: 2 Comprar / 18 Não Comprar

  2. 2

    Calcule os resultados esperados para o teste de sabor se estavam operando. Multiplique as linhas totais pelas colunas totais para cada célula e divida este número pelo total de observações na tabela. Por exemplo:

    Coluna Comprar: (20 x 17)/60 = 5.67 Coluna Não Comprar: (20 x 43)/60 = 14.33

  3. 3

    Calcule o valor qui quadrado para cada uma das seis células. Subtraia o valor esperado do valor observado, ajustando o resultado e dividindo pelo valor esperado. Por exemplo:

    Comprar mirtilo: (10 - 5.66)^2/5.67 = 3.33 Comprar maçãs: (5 - 5.66)^2/5.67 = 0.08 Comprar abacaxis: (2 - 5.66)^2/5.67 = 2.37

    Não Comprar mirtilo: (10 - 14.33)^2/14.33 = 1.31 Não Comprar maçã: (15 - 14.33)^2/14.33 = 0.03 Não Comprar abacaxis: (18 - 14.33)^2/14.33 = 0.94

  4. 4

    Some cada valor individual qui quadrado para obter o total. Neste exemplo, é 8.06. Calcule os graus de liberdade. Isto é o número dos grupos totais menos um, que no exemplo é 2. Selecione um nível alfa ou uma quantidade de erros toleráveis. O nível alfa comum é .05.

  5. 5

    Use uma tabela de qui quadrado para olhar a interseção entre os graus de liberdade nas fileiras da esquerda e o nível alfa nas colunas superiores. Na interseção de 2 graus de liberdade e nível alfa .05 o valor é 5.99. Se o qui valor atual do passo 4 é igual ou superior que 5.99, neste exemplo, o qui quadrado é dito ser significativo ao nível .05.

  6. 6

    Informe que você realizou um teste qui quadrado para avaliar a relação entre suas variáveis, que neste exemplo são o sabor das frutas e preferência de compra de batidas. Relate se os resultados foram significativos ou não. Siga a isto os graus de liberdade, vírgula, a letra "n", um sinal de igual e o número total de observações, todos em parênteses; seguidos pelo sinal de igual, o valor atual calculado do qui quadrado, uma virgula, a letra "p", um sinal de menor que e o valor de "p" usado. Para este exemplo: A associação entre o sabor de fruta e a preferência de batida foi examinada usando o teste qui quadrado. A relação entre as duas variáveis foi significante, (3, n=60) = 8.06, p < .05.

  7. 7

    Faça uma indicação sobre qual grupo teve o maior valor qui quadrado. Neste exemplo, você deveria dizer que as pessoas eram significativamente mais propensas a comprar a batidas sabor mirtilo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível