Como escrever um roteiro usando o Celtx

Escrito por contributing writer | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Escrever um roteiro implica seguir um conjunto bastante complicado de regras a respeito de guias, recuos e espaçamento, portanto, um processador de texto que pode cuidar de tudo isso por você é uma grande ajuda. Os programas padrões do ramo são o Final Draft e o Movie Magic Screenwriter, mas estes são caros, especialmente para quem está começando. O Celtix é um ambiente de pré-produção de mídia de fonte aberta, que não está bem à altura dos programas pagos, mas é bom e está ficando cada vez melhor. Além de gratuito.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Aplicativo de software Celtx

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça o download e instale o aplicativo através da página celtx.com. O Celtx é um programa gratuito, com versões para Windows, OS X e Linux. Certifique-se de baixar a versão mais recente para o seu sistema operacional e no seu idioma (há versões adaptadas para diversas línguas do mundo). O processo de download e instalação é bastante simples, basta seguir as instruções e clicar nos botões solicitados.

  2. 2

    Assim que abrir o programa instalado, aparecerá uma tela de boas-vindas e uma lista de tipos de projetos. Além do modelo cinematográfico, o Celtx oferece modelos para peças de teatro, roteiros para áudio, quadrinhos, entre outros. O truque para usar o Celtx com eficiência é ignorar os chamarizes e se concentrar no que deseja fazer no momento, que é escrever um roteiro. Você pode voltar e explorar as outras funções depois.

  3. 3

    O Celtx é muito bom em deduzir que tipo de elemento você quer usar no próximo passo. Entretanto, ele não é perfeito. O programa iniciará com um cabeçalho de cena, assinalado pela linha cinza que divide a tela horizontalmente. Localize uma pequena caixa de texto entre os ícones que ficam sobre a janela do roteiro; ela deve dizer "Cabeçalho". Até aí, tudo bem, mas a primeira coisa que você quer no roteiro, na verdade, não é um cabeçalho de cena. De acordo com a tradição hollywoodiana, sempre se começa um roteiro com "FADE IN:". E isso é uma transição. Então, estenda o menu que diz "Cabeçalho" e, ao invés disso, selecione "Transição". Observe que, agora, o alinhamento está à direita. Digite as palavras mágicas "FADE IN:". Você também notará que não é necessário apertar "Shift" ou "Caps Lock". Como em outras categorias, o Celtx ativa automaticamente a caixa alta para elementos que precisam estar em letras maiúsculas, de acordo com a formatação padrão de roteiros.

  4. 4

    Quando apertar "Enter" após o "FADE IN:", o programa escolherá o próximo tipo de elemento para você. O que deve vir depois de uma transição é um cabeçalho de cena, portanto, a barra cinza deve reaparecer. Digite uma linha de direção de cena (algo como, EXT. PRADO - DIA). Como mencionado, o Celtx sabe que este elemento deve estar em maiúsculas e cuida disso por você. Quando apertar "Enter" novamente, ao invés de mais um cabeçalho, o programa sabe que deve seguir para um elemento de ação e, portanto, cria um. Você agora entrou na primeira cena. O Celtx é muito bom em deduzir o que deve vir a seguir e cuidar da formatação. Você só precisa criar.

  5. 5

    Até agora, vimos situações em que é óbvio o que deve acontecer após apertar "Enter". Mas, em outros momentos, você terá uma escolha. Uma vez que terminar um parágrafo de ação, por exemplo, você pode adicionar mais ação, uma fala de algum personagem ou pode iniciar uma nova cena. O Celtx partirá do princípio de que você quer adicionar outro elemento de ação. Se quiser iniciar uma nova cena, aperte "Enter" novamente e voltará ao cabeçalho. Se quiser adicionar uma fala, pressione a tecla "Tab", o editor automaticamente aprontará uma linha de personagem para você. Após essa linha, você terá duas opções. A mais comum é um diálogo, então, o Celtx irá nessa direção. Contudo, você pode querer inserir uma rubrica (um comentário para orientar o ator sobre como proferir a fala). Se quiser fazer isso, basta digitar o parênteses de abertura e o editor perceberá o que você quer. Quando apertar "Enter" após um diálogo, o Celtx se prepara para outro personagem. Mas se quiser voltar para a ação, aperte "Enter" mais uma vez. Você quase sempre pode chegar ao que quer fazer pressionando "Enter" ou "Tab". Se ficar confuso, estude o menu suspenso acima da janela do roteiro. Ele sempre dirá que tipo de elemento você está usando no momento e você pode manualmente escolher o que quer entre as opções.

  6. 6

    Além de formatar o roteiro, o Celtx contém uma variedade de funções adicionais. Como mencionado anteriormente, essas funções podem distraí-lo, se mergulhar fundo nelas. No entanto, o programa cuida de algumas automaticamente. Toda vez que iniciar uma nova cena, a sua linha de direção aparecerá, numerada, em uma caixa no canto inferior esquerdo. À medida que for acumulando cenas, poderá usar essa caixa para navegar pelo roteiro. Outro exemplo é o catálogo principal dos personagens. Acima do item "Roteiro", na caixa da biblioteca do projeto (canto inferior esquerdo), existe o catálogo principal. Toda vez que um personagem fala pela primeira vez, ele é adicionado a esse cadastro. Se abrir o catálogo principal, verá que existe uma entrada para cada personagem, onde você pode inserir anotações, anexar fotos de atores que imagina no papel e, de modo geral, perder bastante tempo que poderia ser usado escrevendo. Essas funções podem ajudá-lo ou só atrapalhar, depende de você. Depois que se familiarizar com a interface principal de escrita, existem diversos tipos de funções extras que você pode explorar, se desejar.

  7. 7

    Você pode salvar seu roteiro como um projeto do Celtx, mas, além de armazenar no disco rígido, não há muito o que fazer com um arquivo deste tipo. Se quiser enviar seu trabalho para alguém, é melhor exportá-lo para um arquivo .pdf. Esse tipo de documento é algo como a nova língua franca de Hollywood e quem quiser ler seu roteiro provavelmente o pedirá neste formato. Uma das guias ao longo da base da janela do roteiro é intitulada Formatação/PDF. Esta é, essencialmente, uma janela de pré-visualização, que demonstra como seu roteiro deve ficar no papel, incluindo as quebras de página. Essa visualização não é editável, mas você pode salvar o roteiro em PDF a partir dela.

Dicas & Advertências

  • Como observado, há uma grande quantidade de funções a serem exploradas no Celtx. Mas é possível produzir um roteiro completo apenas com as funções básicas apresentadas aqui.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível