Como escrever usando estenografia

Escrito por lynn dosch | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever usando estenografia
A estenografia é uma habilidade cada vez mais rara (writing image by Anna Chelnokova from Fotolia.com)

A estenografia é um sistema onde se toma nota de palavras exatamente como elas são faladas. Os dois sistemas mais populares de estenografia são Gregg e Pitman. Com o uso cada vez maior de gravadores de voz e de softwares de reconhecimento de voz, a estenografia está se tornando rapidamente uma arte em desuso, mas a capacidade de captação do discurso palavra por palavra, usando apenas uma caneta e papel, sempre será valiosa para jornalistas, assessores administrativos, repórteres de julgamentos e qualquer pessoa que lide com palavras no dia a dia.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decore os símbolos, ou formas. Existem muitos manuais disponíveis contendo as formas de estenografia, e você também pode encontrar formas para os sistemas de estenografia mais populares. Ponha os símbolos em "flashcards" e os memorize, depois escreva-os e reescreva-os até que se tornem naturais. Os símbolos de estenografia destinam-se a fluir suave e ininterruptamente da sua caneta. Pratique a sua escrita, conectando um símbolo ao outro para criar palavras. Aprenda e fique confortável com as formas especiais que representam palavras comuns.

  2. 2

    Treine o ouvido. Os sistemas de estenografia são fonéticos, em sua maioria, isto é, baseados no som das palavras, não nas letras que elas contêm. Por isso, o mesmo símbolo é usado para representar o som de "ch" nas palavras "chave" e "xale", por exemplo. Enquanto estiver na fase de aprendizado, faça questão de ouvir as pessoas enquanto falam e imagine que símbolos você usaria para representar as palavras que elas dizem.

  3. 3

    Faça um ditado com arquivos de som ou peça que alguém dite para você. Escreva a conversa das pessoas sentadas perto de você em um restaurante ou o áudio do seu programa de televisão favorito. Se você encontrar um símbolo que funcione melhor para você do que o recomendado, use-o. A meta é realizar uma transcrição acurada, tanto para você mesmo quanto para outra pessoa, de modo que qualquer abordagem que funcione melhor para você é a melhor.

  4. 4

    Construa a velocidade da sua estenografia. Segundo o linguista Mark Liberman, a taxa média do discurso em uma corte de justiça é de 164 palavras por minuto. Se você está planejando usar estenografia em um escritório, pode esperar que as pessoas falem mais devagar, talvez umas 120 palavras por minuto. Mas se você está esperando transcrever um discurso em uma reunião ou entrevista, precisará acomodar-se a rajadas de palavras rápidas que podem exceder 200 por minuto.

  5. 5

    Datilografe ou escreva as notas que você tomou. Quando você está aprendendo, é bom fazer isso logo que for possível depois de tomar o ditado, para que a sua memória do que foi dito possa ajudá-lo na transcrição e também reforce as formas. Depois que você ficar mais confortável com a transcrição e mais familiar com a leitura da sua própria estenografia, poderá transcrever suas notas quando lhe for conveniente.

Dicas & Advertências

  • Muitas vezes você não tem ideia de quanto tempo durará a sua sessão de ditado. Se possível, encontre uma cadeira confortável, com apoio para as suas costas e que lhe permita sentar bem por longos períodos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível