Especificações para a baliza do campo de futebol

Escrito por james roland | Traduzido por lenita cassimiro
Especificações para a baliza do campo de futebol
As traves sustentam uma rede na parte posterior da baliza (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

O futebol tem influência em todo o mundo, em parte por causa de sua simplicidade. Tudo o que é necessário é uma bola, uma superfície de jogo e um gol. A gol pode ser tão básico como duas pedras ou outros objetos colocados a poucos metros de distância em cada extremidade do campo. Mas, para uma gol oficial de futebol, a FIFA, o órgão internacional do futebol, tem dimensões bem definidas para o tamanho das traves, bem como para a sua localização.

Altura e Largura

As balizas de futebol são compostas por dois postes verticais ligadas no topo por uma trave. As regras da FIFA exigem que a baliza deve ter 2,40 m de altura a partir do solo até a parte inferior da barra transversal e 7,20 m de largura entres bordas internas dos postes verticais. As redes estão geralmente ligadas à parte de trás da baliza, mas não deve interferir com o goleiro. A FIFA também exige que os postes da baliza estejam firmemente ancorados no chão. As balizas móveis devem ser pesadas no local, se os postes não puderem ser inseridos no solo.

Dimensões dos postes

Os postes verticais e barra horizontal não devem ter mais do que 12,5 cm de diâmetro. As linhas do gol devem ser desenhadas no campo na mesma largura que os postes e trave. As balizas de futebol devem ser de cor branca, assim como as linhas de campo.

Especificações do campo

O campo retangular é marcado com duas linhas de gol em cada extremidade e duas linhas laterais que vão de uma linha de gol até a outra. As balizas devem ficar localizadas no centro de cada linha de gol, equidistante das bandeirolas de canto nas extremidades opostas dessas linhas. A área de gol é uma caixa desenhada no campo, com linhas que se estendem 5,5 m para o campo a partir de 5,5 m de cada poste da baliza e, em seguida, são conectadas por uma outra linha para formar um retângulo na frente de cada gol.

Materiais e formas

Os postes e a trave devem ser feitos de madeira, metal ou outro material aprovado pela Conselho da Associação Internacional de Futebol. As formas aceitáveis ​​dos postes são quadrados, retangulares, redondos, com a metade redonda ou elíptica. Eles devem estar em uma condição que não representem uma ameaça para os jogadores, o que significa que não deve haver bordas serrilhadas ou pontas afiadas.

Exceções no futebol juvenil

Enquanto a maioria do mundo adere às leis da FIFA sobre as especificações da baliza e dimensões do campo, as exceções são feitas para jogadores mais jovens que ainda estão aprendendo o jogo. O futebol juvenil dos EUA, por exemplo, recomenda uma gol que tenha de 5,4 m de largura entre os postes e 1,8 m de altura a partir do solo até a parte inferior da barra.