Qual é o espectro de cores de uma lâmina fluorescente normal de escritório?

Escrito por steven sester | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o espectro de cores de uma lâmina fluorescente normal de escritório?
Exemplo de lâmpada fluorescente (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A luz de uma lâmpada é medida de duas maneiras. A cor da luz que você vê é medida pela temperatura em unidades Kelvin. Igualmente importante é o espectro total de cor que a lâmpada emite. Isto é representado através do Índice de Reprodução de Cor, sendo 100 a melhor classificação. Lâmpadas fluorescentes de escritório são normalmente "brancas frias", com níveis de CRI baixos. A partir de 2010, a tendênca se tornoiu um espectro completo que simule a luz natural.

Outras pessoas estão lendo

Referências da temperatura da cor

A cor da luz fica em um espectro contínuo e é representada pela unidade de medida da temperatura da cor, chamada Kelvin (K). Isso acontece de forma reversa, mas, quanto maior a unidade K, mais fria ou azul será a fonte de luz. Algumas referências úteis são: velas - 1,000 K, nascer do sol - 2,000 K, lâmpadas incandescentes - 2,700 K, luz ao meio dia - 5,000 K, monitores com cores equilibradas - 6,500 K; dia nublado - 7,000 K, aurora boreal - 10,000 K.

Temperatura da cor em lâmpadas fluorescente

As lâmpadas fluorescentes, tanto em tubo quanto a compacta, são vendidas em temperaturas de cor com nomes semelhantes a: branco quente - 2700 K; branco neutro - 3,000 a 3500 K; branco frio - 4,100 K e luz do dia - 5,000 a 6.500 K. Vários estudos sobre transtornos de humor e um aumento na produtividade durante a luz natural do dia levou muitas empresas a trocar suas lâmpadas por outras com uma temperatura de cor mais elevada.

Índice de reprodução de cor

A temperatura de cor de uma lâmpada é apenas um tipo usado para medir sua cor. O Índice de Reprodução de Cor (IRC) mede o quão natural os objetos vistos sobre diferentes luzes parecerão, baseado em quão completamente a lâmpada emite o espectro de cores da luz. A pontuação de 100 é considerada a melhor. As lâmpadas fluorescentes mais baratas de qualquer temperatura de cor tendem a ter IRCs de cerca de 55, razão pela qual as pessoas acabam saindo com uma cor estranha quando você as fotografa sem ajustar o equilíbrio de cores. As lâmpadas fluorescentes de espectro completo com notas maiores que 95 -- que costumavam ser tão caras que eram usadas ​​apenas para artes gráficas e outras aplicações que necessitam combinar cores cuidadosamente -- estão agora disponíveis a um preço viável para iluminação de escritórios.

Consideração dos custos na hora de escolher lâmpadas fluorescentes

Não há dúvidas de que o custo final de luzes com espectro completo é maior do que as convencionais utilizadas pela maioria das empresas. Mistur as cores branco frio e luz do dia fica estranho, de modo que a mudança geralmente requer um compromisso com a substituição de todas as lâmpadas, que podem se tornar um investimento substancial. No entanto, as lâmpadas florescentes de espectro total são fabricadas segundo as normas mais exigentes e têm maior duração, para que não precisem ser substituídas com tanta frequência. Além da redução de custos óbvios, isso também reduz o trabalho braçal necessário para substituí-las, e a conduta em relação ao risco biológico para jogá-las fora, já que contém mercúrio.

LED em substituição a lâmpadas fluorescentes

Embora ainda sejam caras, as lâmpadas LED, cujo tempo prometido de duração é de até 10 anos, têm aparecido no mercado como substituto para lâmpadas fluorescentes em tubo e compactas. Elas vêm em potências diferentes e com uma variedade de temperaturas de cor com capacidade de espectro total. Um tipo funciona sem as unidades de lastro necessário para luminárias fluorescentes convencionais, e outro pode simplesmente ser inserido em equipamentos já existentes, sem a necessidade de serem substituídos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível