Um estêncil é um modelo usado para desenhar ou pintar arte para diversos fins, traçando sobre ou entre as linhas do modelo. Estêncis podem ser utilizados em assinaturas, cartazes, e paredes. Estes são apenas alguns dos usos de um estêncil, mas existem muitos mais. O resultado é um desenho que pode ser colorido entre as linhas ou utilizado para traçar uma tatuagem na pele.
Instruções
-
Abra um programa de edição de gráficos. Muitos programas diferentes podem ser utilizados para converter um desenho em linha de arte, a qual é composta por um desenho de um quadro negro revestido do desenho original, que é desprovido de cores e de qualquer sombreamento entre as linhas. Photoshop ou Paint Shop Pro podem ser utilizados, porém vários programas gratuitos, como o GIMP ou IrfanView, também são bons. O IrfanView será utilizado neste guia, então, baixe-o e instale.
-
Prepare o desenho de estêncil. Abra o IrfanView e vá em "File" (Arquivo), clique em "Open" (Abrir) e escolha a arte que será convertida em um desenho de linha. É melhor usar um simples desenho em tons de cinza para obter melhores resultados. Vá até "Image" (Imagem), desça até "Effects" (Efeitos) e escolha "Edge Detection" (Detecção de bordas). Volte ao menu "Imagem" e escolha "Negative" (Negativo) para criar uma imagem negativa. Vá até o menu "Image" novamente, escolha "Decrease Color Depth" (Diminuir profundidade de cor) e, dentro desse menu, escolha "Two Colors" (Duas cores) e clique em "Ok". O desenho deverá ser uma arte de linha simples adequada para colorir ou tatuar.
-
Prepare o papel de estêncil, removendo a camada protetora, que está ligada à folha de papel preta entre as camadas branca e amarela. Coloque o papel na impressora matricial com o lado amarelo para cima.
-
Imprima o estêncil. Abra o programa da impressora matricial e imprima o desenho. Estes tipos de impressoras são perfeitas para imprimir estênceis porque elas pressionam o papel, deixando o desenho da parte superior do papel e uma marca na segunda camada.