Mais
×

Estilos de cabelos para mulheres negras

Atualizada April 17, 2017

Mulheres negras possuem muitos estilos de cabelo, por causa da textura dos seus cabelos e das diferentes técnicas de tratamento -- que as permitem usar cabelos lisos, encaracolados ou naturais.

Estilos de cabelos para mulheres negras (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Estilos de cabelo liso

Mulheres negras tratam seus cabelos com relaxantes químicos, para alisar os cachos naturais. Cabelos alisados podem, então, ser cortados, enrolados e estilizados de várias formas. Pode-se obter a maioria dos estilos de cabelos crespos alisados com o uso de bobes de cabelo ou secadores, seguidos por babyliss. Depois o cabelo alisado pode ser penteado para atingir um visual semiencaracolado ou com um arrebitado nas pontas.

A maioria das mulheres negras tem cabelos médios. Um estilo de cabelo comum para esse comprimento é um corte reto na altura do ombro, usado com uma divisão lateral ou no meio. Esse visual do dia a dia é usado com uma franja na altura das sobrancelhas e penteada para o lado ou reto, no caso da divisão no meio.

Cacheado

A maioria dos cortes de mulheres negras são cacheados e enrolados naturalmente. Usar cabelos crespos em um estilo cacheado é um visual popular para as mulheres negras com cabelo relaxado. Cabelo cacheado é obtido, em um cabelo com relaxamento, através de bobes menores no cabelo ainda molhado ou, mais comumente, usando bobs mais grossos para criar cachos no estilo Shirley Temple.

Esses cachos são penteados com o dedo, para criar um estilo crespo para mulheres negras jovens ou um cacheado suave que pode adicionar volume e interesse para o visual de uma mulher mais velha, particularmente para uma ocasião especial. Quando usado com cabelo muito longo, cachos parecem naturais e o cabelo cheio e saudável.

Nova definição de natural

Muitas mulheres negras estão encontrando estilos de cabelo que combinam com seu cabelo natural, com ou sem o uso de relaxante. Novos produtos, como gel de silicone finalizante, cremes de pentear e sprays no estilo laquê, proporcionaram mais opções para o controle do estilo. Mulheres negras vêm encontrando técnicas de estilo de cabelo que estendem a definição de natural além dos cachos bem apertados em um cabelo curto com corte natural.

O novo natural é o que minimiza o dano no cabelo causado pela estilização e pelo aquecimento do cabelo. É “lavar e pronto” e obtém-se um bom visual, sem ter que recorrer a chapinhas e bobes. Mulheres negras estão procurando uma textura mais natural até mesmo quando fazem relaxamento.

Usar técnicas com tranças à noite permite arranjar os cabelos em uma variedade de estilos no dia seguinte, sem o aquecimento do cabelo. Estilos como chanel curto ou mais longo, tranças mais grossas ou de outros tipos estão sendo feitos para combinar com cabelos naturais de todas as texturas.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article