Mais
×

Estilos do formato de uma carta amigável

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As cartas amigáveis ​​são cartas pessoais escritas a um amigo ou alguém que você gostaria de conhecer. Escrever esse tipo de cartas em um dos quatro formatos distintos informa ao destinatário, no momento em que ele abrir a carta, que o conteúdo é casual, não sobre negócio. O tom amigável e descontraído também alerta o leitor que você não está pedindo dinheiro, convidando-o para um evento ou propondo um plano de negócios. Ao invés disso, você quer saber como eles estão ou quais são as novidades.

Uma carta amigável pode reconectar amigos distantes (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Bloco

O estilo em bloco é o formato mais tradicional para as cartas amigáveis. Ao redigir a carta, deixe a borda de cada parágrafo ou seção alinhada com a margem esquerda do papel ao invés de indentar. Esse estilo cria uma carta parecida com uma caixa, com o quadrado com o conteúdo no meio da página. Adicione um único espaço entre cada parágrafo. Aqui está um exemplo simplificado do estilo em bloco:

Querido(a) x,

Xx

Yy

Zz

Atenciosamente, Vítor S.

Semi bloco

No estilo semi bloco, dirija-se ao seu amigo ou conhecido colocando primeiro seu endereço completo no canto superior direito da página. Logo abaixo do endereço, adicione a data completa — dia, mês e ano. Quando terminar a carta, assine ou imprima seu nome alinhado com a margem direita ao invés da esquerda. Nesse formato, assim como o estilo em bloco, alinhe todos os parágrafos com a margem esquerda e adicione um espaço entre cada seção. Aqui está um exemplo:

Marta Oliveira Rua da Mooca, 123 Centro São Paulo SP 12 de março, 2011

Xx

Yy

Zz

Até logo, Marta Oliveira

Estilo memorando (bilhete)

O formato memorando é um estilo parecido com um de negócios tradicionalmente utilizado para envio de correspondência rápida mas amigável para funcionários dentro de um escritório. O formato é muito objetivo, para uma rápida compreensão. Escreva a palavra "Data:" e preencha a data completa na margem esquerda da página. Logo abaixo escreva "Para:" e o nome, ou conjunto de nomes, de quem você estiver endereçando a carta. Para um memorando de fácil leitura, disponha em ordem alfabética a lista de nomes por sobrenome. Abaixo dos nomes, escreva "De:" e seu nome. Na linha a seguir, escreva o título do bilhete, se houver, precedido por "Re:" ou "Assunto", como um e-mail . Sublinhar, colocar em negrito ou escrever a linha do assunto em letras maiúsculas torna mais fácil para os destinatários saberem sobre o que ela diz respeito após uma rápida olhada. O corpo, ou conteúdo, da carta pode ser escrito em bloco ou formato indentado, assim como pode ser feito em um e-mail. Como a linha "De" especifica o remetente, não há necessidade de assinar o bilhete. Uma forma de esqueleto do memorando se parece com isso:

Data: 12 de março, 2011 Para: Antônio Pereira Samuel Matos William Sousa De: Marta Oliveira Assunto: REUNIÃO DE NEGÓCIOS HOJE

Xx

Yy

Zz

Indentado

Escreva seu endereço postal completo, a data e a assinatura alinhados com o lado direito da página, como no formato semi bloco. Coloque a saudação, como "Querida Milena" ou "Olá Márcio!" alinhada com o lado esquerdo da página. Quando escrever o conteúdo do parágrafo da carta, ao invés de deixar os parágrafos alinhados com a margem esquerda, indente a primeira linha de cada parágrafo cerca de um centímetro, ou de acordo com a forma como você definir a configuração do seu computador. Não coloque um espaço entre os parágrafos — a indentação marca claramente cada seção como separadas. Caso deseje adicionar uma nota extra ou postcript (P.S.), coloque-as alinhadas com a margem esquerda. Aqui está um exemplo esqueleto do estilo:

Marta Oliveira Rua da Mooca, 123 Centro São Paulo SP 12 de março, 2011

Querida Milena,

Xx…….. Yy……. Zz…….

Os melhores cumprimentos, Tara

P.S. Diga à sua família que eu mandei um oi!

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article