Estilos do formato de uma carta amigável

Escrito por noelle carver | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos do formato de uma carta amigável
Uma carta amigável pode reconectar amigos distantes (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

As cartas amigáveis ​​são cartas pessoais escritas a um amigo ou alguém que você gostaria de conhecer. Escrever esse tipo de cartas em um dos quatro formatos distintos informa ao destinatário, no momento em que ele abrir a carta, que o conteúdo é casual, não sobre negócio. O tom amigável e descontraído também alerta o leitor que você não está pedindo dinheiro, convidando-o para um evento ou propondo um plano de negócios. Ao invés disso, você quer saber como eles estão ou quais são as novidades.

Outras pessoas estão lendo

Bloco

O estilo em bloco é o formato mais tradicional para as cartas amigáveis. Ao redigir a carta, deixe a borda de cada parágrafo ou seção alinhada com a margem esquerda do papel ao invés de indentar. Esse estilo cria uma carta parecida com uma caixa, com o quadrado com o conteúdo no meio da página. Adicione um único espaço entre cada parágrafo. Aqui está um exemplo simplificado do estilo em bloco:

Querido(a) x,

Xx

Yy

Zz

Atenciosamente, Vítor S.

Semi bloco

No estilo semi bloco, dirija-se ao seu amigo ou conhecido colocando primeiro seu endereço completo no canto superior direito da página. Logo abaixo do endereço, adicione a data completa — dia, mês e ano. Quando terminar a carta, assine ou imprima seu nome alinhado com a margem direita ao invés da esquerda. Nesse formato, assim como o estilo em bloco, alinhe todos os parágrafos com a margem esquerda e adicione um espaço entre cada seção. Aqui está um exemplo:

Marta Oliveira Rua da Mooca, 123 Centro São Paulo SP 12 de março, 2011

Xx

Yy

Zz

Até logo, Marta Oliveira

Estilo memorando (bilhete)

O formato memorando é um estilo parecido com um de negócios tradicionalmente utilizado para envio de correspondência rápida mas amigável para funcionários dentro de um escritório. O formato é muito objetivo, para uma rápida compreensão. Escreva a palavra "Data:" e preencha a data completa na margem esquerda da página. Logo abaixo escreva "Para:" e o nome, ou conjunto de nomes, de quem você estiver endereçando a carta. Para um memorando de fácil leitura, disponha em ordem alfabética a lista de nomes por sobrenome. Abaixo dos nomes, escreva "De:" e seu nome. Na linha a seguir, escreva o título do bilhete, se houver, precedido por "Re:" ou "Assunto", como um e-mail . Sublinhar, colocar em negrito ou escrever a linha do assunto em letras maiúsculas torna mais fácil para os destinatários saberem sobre o que ela diz respeito após uma rápida olhada. O corpo, ou conteúdo, da carta pode ser escrito em bloco ou formato indentado, assim como pode ser feito em um e-mail. Como a linha "De" especifica o remetente, não há necessidade de assinar o bilhete. Uma forma de esqueleto do memorando se parece com isso:

Data: 12 de março, 2011 Para: Antônio Pereira Samuel Matos William Sousa De: Marta Oliveira Assunto: REUNIÃO DE NEGÓCIOS HOJE

Xx

Yy

Zz

Indentado

Escreva seu endereço postal completo, a data e a assinatura alinhados com o lado direito da página, como no formato semi bloco. Coloque a saudação, como "Querida Milena" ou "Olá Márcio!" alinhada com o lado esquerdo da página. Quando escrever o conteúdo do parágrafo da carta, ao invés de deixar os parágrafos alinhados com a margem esquerda, indente a primeira linha de cada parágrafo cerca de um centímetro, ou de acordo com a forma como você definir a configuração do seu computador. Não coloque um espaço entre os parágrafos — a indentação marca claramente cada seção como separadas. Caso deseje adicionar uma nota extra ou postcript (P.S.), coloque-as alinhadas com a margem esquerda. Aqui está um exemplo esqueleto do estilo:

Marta Oliveira Rua da Mooca, 123 Centro São Paulo SP 12 de março, 2011

Querida Milena,

Xx…….. Yy……. Zz…….

Os melhores cumprimentos, Tara

P.S. Diga à sua família que eu mandei um oi!

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível