Mais
×

Como estimar o valor de logaritmos com uma calculadora

Atualizado em 23 março, 2017

Um exponencial é um número elevado a outra potência, ou seja, multiplicado várias vezes por si mesmo. Por exemplo, dois elevado à quarta potência equivale a 222*2 = 16.

O logaritmo é o inverso do exponencial. Assim, log_b (b^x) = x, onde b é a base do logaritmo. Ainda que os logaritmos possam assumir qualquer base, as mais comumente utilizadas são a base 10 (escreve-se log e chama-se de "logaritmos comuns") e a base e (escreve-se ln e chama-se de "logaritmos naturais").

Os logaritmos foram utilizados originalmente para simplificar cálculos aritméticos, mas acabaram se tornando essenciais para muitas áreas da matemática e da ciência. Um exemplo é o estudo biológico do crescimento de populações. Outro é a observação do decaimento de um gráfico.

As calculadoras científicas apresentam ferramentas capazes de estimar valores de logaritmos sem que você tenha que lidar com equações aritméticas.

Instruções

As calculadoras científicas são ferramentas úteis para estimar valores complicados de logaritmos (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha se você deseja usar os logaritmos comuns (base 10) ou naturais (base e). Normalmente, você saberá qual tipo utilizar pelo formato da fórmula dada; se a notação for log(x), utilize logaritmos comuns. Se for ln(x), use logaritmos naturais. A diferença é apenas a base do logaritmo. Logaritmos comuns são úteis por usarem a base 10. Logaritmos naturais são úteis porque o e possui muitas propriedades interessantes, incluindo o fato de que a derivada de e^x é e^x.

  2. Digite o número que você deseja estimar. Por exemplo, se você deseja o logaritmo de 104, digite 104.

  3. Pressione a tecla log ou ln, dependendo da sua escolha no passo 1. Continuando com o exemplo, se você deseja o logaritmo comum, pressione log. A resposta será aproximadamente 2,02, porque 10^2,02 = aproximadamente 104. Se você deseja o logaritmo natural, pressione ln. A calculadora dará como resultado 4,64, já que e^4,64 = 104, aproximadamente.

  4. Teste se você pressionou a tecla correta. Caso tenha utilizado logaritmos comuns, tente fazer log(10). A resposta deve ser 1. Se escolheu logaritmos naturais, faça ln(2,718). O resultado deve ser aproximadamente 1.

Dicas

  • Uma calculadora pode ser um pouco diferente da outra. Acostume-se com sua calculadora antes de precisar utilizá-la em uma prova.

O que você precisa

  • Calculadora científica com ferramentas de log e ln
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article