Etapas para a realização da análise FOFA

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por fabiana silva
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Etapas para a realização da análise FOFA
Liste os principais pontos fortes como parte da análise FOFA (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Uma análise FOFA representa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um cenário analisado. É uma ferramenta de análise que pode ser usada para comparar os pontos fortes e fracos, ou os fatores internos em comparação a alguns externos, incluindo as principais oportunidades e ameaças existentes no mercado. Essas oportunidades podem ser criadas pelos concorrentes ou pela tecnologia. As ameaças podem existir por causa de certas regulamentações governamentais. Seja qual for o caso, o objetivo de uma análise FOFA é alinhar as forças e as fraquezas com esses fatores externos, para explorar os pontos fortes e minimizar os riscos.

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Defina seus objetivos

De acordo com o Escritório de Assuntos Acadêmicos da Universidade do Estado de Idaho, para fazer essa análise é preciso definir seus objetivos de forma clara e concisa. Escreva o que deseja realizar com a análise FOFA como, por exemplo, o lançamento bem sucedido de um novo produto. Inclua formas específicas que você deseja melhorar as operações ou indique se é necessário contratar funcionários mais experientes. Tenha todos os seus objetivos em mente, à medida que trabalha com as várias fases da análise FOFA.

Identificando os pontos fortes e fracos - Análise interna

Faça uma lista de todas as forças e fraquezas da empresa. Inclua os pontos fortes relacionados à cultura corporativa, estrutura organizacional ou à equipe de gestão. A existência de uma estrutura organizacional nivelada, que permite uma melhor comunicação entre os departamentos pode ser considerada um ponto forte. Outro exemplo é a uma maior flexibilidade na implementação de estratégias de marketing com a estrutura organizacional mais nivelada, pois as decisões podem ser mais facilmente tomadas porque não há camadas múltiplas de gestão. A eficiência operacional também pode ser um ponto, da mesma forma como os recursos financeiros, a engenharia e a distribuição. Reconheça também as principais fraquezas. Um exemplo de ponto fraco de uma empresa pode ser o fato de ela ser nova e carente de participação de mercado. Outro exemplo pode ser os altos custos médios pagos por unidade, porque a empresa não possui recursos financeiros para comprar produtos em grandes quantidades.

Identificando as oportunidades e as ameças - Análise externa

Liste todos os fatores externos que impactam sobre a empresa: concorrentes, parceiros, necessidades dos clientes, fornecedores, novas tecnologias, novos mercados, regras governamentais ou barreiras de comércio internacional. Um exemplo seria uma empresa com dez outros concorrentes no mercado ou uma tecnologia nova que poderia ameaçar a sua linha de produtos existente. Liste os fatores chave externos que representam possíveis oportunidades. Inclua a perda da concorrência como uma vantagem como, por exemplo, se um ou mais concorrentes decide sair do mercado. Liste os fatores externos que representam as principais ameaças, como novas regras estabelecidas pelos governos que podem afetar a forma como uma empresa embala ou produz seus produtos alimentícios.

Crie uma grade matriz

Divida uma folha de papel em quatro quadrantes. Classifique as duas colunas superiores, da esquerda para direita, como "forças" e "fraquezas". Nomeie a primeira linha de "Oportunidades" e a segunda logo abaixo de "Ameaças". No quadrante superior esquerdo, ligue os principais pontos fortes da empresa a todas as oportunidades previsíveis. Por exemplo, os novos recursos do produto podem ser perfeitamente alinhados com as necessidades dos clientes. No quadrante superior direito, indique quais pontos fracos podem se transformar em oportunidades. Por exemplo, uma empresa pode aumentar a percepção relativamente baixa que os clientes têm da marca através de publicidade. Use o quadrante inferior esquerdo para identificar como certos pontos fortes da empresa podem ser ameaçados. Por exemplo, um concorrente chave pode estar contratando novos engenheiros que detenham as mesmas capacidades que seus funcionário. Indique os pontos fracos da sua empresa que podem ser particularmente ameaçadores para o negócio no quadrante inferior direito. Por exemplo, um departamento de serviço de atendimento ao cliente relativamente fraco que pode estar prejudicando a capacidade de serviço da empresa. Use as descobertas apresentadas pela matriz para desenvolver novas estratégias empresariais.

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