Mais
×

Como evitar bolhas ao pintar metal com tinta spray

Atualizado em 19 julho, 2017

Bolhas em pintura com spray surgem quando uma camada de tinta é aplicada de forma muito espessa ou em condições adversas. A camada externa seca antes que os solventes voláteis abaixo consigam evaporar, e essa evaporação contínua faz com que saliências, ou bolhas de ar, se acumulem abaixo da camada já seca de tinta. As superfícies são danificadas pelas bolhas e requerem acabamentos. Isso significa tempo adicional para lixar e repintar. Evite bolhas aplicando a tinta em camadas finas e longe da luz solar direta, em superfícies limpas e secas.

Instruções

Tinta spray específica para superfícies de metal diminui problemas com aplicação e adesão (spray image by Dragana Petrovic from Fotolia.com)
  1. Limpe e seque o metal a ser pintado antes de começar. As bolhas na tinta podem ser causadas por água evaporando da superfície de metal pintada quando ainda úmida.

  2. Evite fazer a pintura em áreas muito quentes ou sob luz solar direta. O calor externo faz com que a superfície mais externa seque antes. As saliências resultam dessa camada secando antes do que as mais profundas. Pinte em um local arejado (mas não ventoso) e mantenha os objetos pintados longe da luz direta até que estejam completamente secos.

  3. Pinte em camadas finas e iguais. Aplicar uma camada grossa de spray com pressa faz com que bolhas se formem quando os solventes das camadas mais profundas começam a tentar escapar através da camada rígida na parte de cima.

Aviso

  • Se você apressar um projeto de pintura de metal com tinta spray, provavelmente vai obter deformações, como as bolhas. Planeje adequadamente e permita tempo suficiente de secagem entre as camadas de tinta.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article