Mais
×

Como evitar dores de cabeça durante o período menstrual

Atualizado em 23 março, 2017

Quando sua menstruação chegar, você poderá ter muitos sintomas desconfortáveis, como cólicas, inchaço ou dores de cabeça. Essas últimas durante esse período são geralmente causadas ​​por alterações nos níveis hormonais. Antes da menstruação, o seu nível de estrogênio cai e isso contribui para as dores de cabeça; se estiver tomando pílulas anticoncepcionais, durante a fase da pílula placebo, a intensa alteração hormonal também pode causar essas dores. Existem algumas maneiras de aliviar os sintomas e até mesmo reduzir por completo as dores de cabeça.

Instruções

Cólicas, inchaço e dor de cabeça devido à menstruação (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Analgésico

  1. Use analgésicos de venda livre nos dias em que estiver menstruada. Tome um ao se levantar de manhã e durante todo o dia, quantas vezes as instruções permitir, para evitar as dores de cabeça. Exemplos que podem ser usados incluem paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno.

    Tylenol na prateleira (Scott Olson/Getty Images News/Getty Images)
  2. Tome uma medicação para prevenir a dor de cabeça por alguns dias antes da menstruação começar, como o propranolol ou timolol, que só são vendidos através de receita médica.

    Médico prescrevendo um analgésico (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  3. Converse com seu médico se suas dores de cabeça forem fortes durante a menstruação, para que ele receite um analgésico mais forte que você possa tomar diariamente durante esse período.

    Dor de cabeça forte (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  4. Pratique hábitos saudáveis para ajudar a prevenir dores de cabeça, como beber muita água (pelo menos oito copos por dia), exercitar-se e descansar o suficiente.

    Beba água (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  5. Limite o consumo de sal nos dias anteriores e durante a menstruação. Você retém líquido durante esse período, o que pode causar dores de cabeça, e o sódio pode causar a retenção de líquidos extra.

    Evite sal nos dias que antecedem e durante a menstruação (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  6. Considere trocar as pílulas anticoncepcionais. Algumas pílulas têm uma grande quantidade de estrogênio durante a fase de placebo, o que pode fazer com que você tenha uma dor de cabeça forte. Algumas pílulas oferecem uma dose menos intensa, diminuindo ou eliminando a fase de placebo, e outras compreendem apenas as pílulas de progesterona. Você também pode alternar os métodos anticoncepcionais para uma opção sem hormônio.

    Pílulas anticoncepcionais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article