Mais
×

Como evitar que os pássaros se alimentem dos frutos do seu pomar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Qualquer pessoa que cultiva suas próprias árvores em um pomar sabe os problemas que as aves podem causar às frutas. Vários proprietários de pomares possuem o mesmo problema. Diversas pessoas já tentaram diferentes maneiras de deter as aves que estão destruindo os frutos, incluindo o uso de redes, objetos que piscam, simuladores de movimento, barulho e animais falsos, como corujas.

Instruções

Proteja seu pomar, impedindo que os pássaros se alimentem dos frutos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Faça um passeio através de seu pomar a fim de calcular o dano causado pelas aves. Veja quais árvores foram mais atingidas e quais são as partes mais danificadas. Também veja a altura de suas árvores.

  2. Cubra as árvores com uma rede, se elas possuírem até 2,10 m de altura. A rede para árvores pode ser comprada em uma loja de ferragens ou em um viveiro de plantas. Peça a ajuda de outras pessoas para colocar a rede por cima das árvores. Prenda a parte inferior da rede amarrando-a em torno do tronco, de modo que os pássaros não possam se embaraçar por baixo da rede.

  3. Pendure CDs ou DVDs e tiras metálicas nas árvores mais altas. As aves, por serem animais distraídos, se afastarão de objetos mais chamativos ou brilhantes. Basta amarrar os CDs ou DVDs e prender a tira metálica nos galhos das árvores. A movimentação da tira, em decorrência da constante mudança da direção do vento, evitará que as aves se acostumem com a visão. O sol, ao refletir as superfícies brilhantes, assustará as aves para longe das árvores, mantendo os frutos seguros onde estão.

  4. Amarre panelas de alumínio ou latas em seu pomar. As aves vão reagir aos altos ruídos, tendendo a ficar longe das árvores. Pegue algumas bandejas de pizza de alumínio ou latas e amarre-as em lugares aleatórios, em volta do pomar. Quando o vento soprar nas panelas e latas, elas baterão uma nas outras, espantando as aves que estão em busca de frutos para se alimentar.

  5. Coloque uma coruja falsa como forma de precaução adicional, caso as outras alternativas não forem bem sucedidas. Corujas falsas podem ser comprados em muitas lojas de ferragens e jardinagem. Elas apresentam diferentes variações, sendo que algumas viram a cabeça como um boneco, outras fazem barulho ao acionar um sensor de movimento e há também aquelas que são completamente imóveis e que não fazem nenhum barulho. As corujas falsas são bastante eficazes. No entanto, elas devem ser constantemente trocadas de lugar, fazendo com que os pássaros não se acostumem com a sua presença. Enquanto você continuar mudando o local da coruja, os pássaros manterão distância do pomar.

O que você precisa

  • CDs ou DVDs antigos
  • Rede para árvores
  • Tira metálica brilhante ou uma fita
  • Panelas de alumínio ou latas
  • Corujas falsas (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article