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Como usar o Excel como banco de dados

Atualizado em 23 março, 2017

O Excel pode ser uma boa forma de armazenar informações como um banco de dados, desde que elas não sejam pesadas demais para serem colocadas em uma planilha. Como o Microsoft Office já vem com o Excel, esse se torna uma opção mais barata do que comprar um programa específico para isso.

Instruções

Use o Excel como um banco de dados.

    Como fazer de uma planilha um banco de dados

  1. Identifique os dados a serem usados, porque antes de configurar uma planilha em um banco de dados, você deverá saber com qual informação irá trabalhar.

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  2. Use a linha 1 como títulos para cada item que você planeja analisar. Por exemplo, se pretende usar o Excel para armazenar informações de contatos, você deve incluir na primeira linha o nome, endereço, telefone e mais o que for necessário.

  3. Mude o formato da linha 1 para separar os títulos da parte de dados. Para isso, clique no número um ao lado da primeira linha, sublinhando toda ela. Depois, formate-a adicionando negrito, centralizando e colocando um fundo cinza.

  4. Use o recurso de congelamento de painéis para que seus títulos sempre apareçam no topo do banco de dados. No Excel 2007, clique no número 2 ao lado da segunda linha para selecionar a linha logo abaixo dos títulos. Clique na aba "Exibir", "Painel de congelamento" e "Congelar linha superior". No Excel 2003, selecione da mesma forma a segunda linha e na barra de menu clique em "Janela>Congelar painéis".

  5. Use uma linha para cada entrada de dados, colocando-os um embaixo do outro para coincidir com o título.

  6. Depois de colocar a informação você pode vê-la de diversas maneiras. Veja a próxima seção para instruções sobre como classificar os dados.

    Como classificar os dados no Excel 2007

  1. Escolha como classificar os dados, por exemplo, listados em ordem alfabética do sobrenome ou pelo CEP.

  2. Clique na célula localizada na parte de cima, à esquerda da A e acima da 1, selecionando toda a planilha.

  3. Para abrir a janela de classificação, vá na aba de "Dados" e clique em "Classificar" na seção de "Classificar e filtrar". Isto abre a janela de classificação.

  4. Em "Coluna", selecione os dados que quer classificar ao lado de "Classificar por". Se quiser adicionar uma segunda classificação (como primeiro nome, caso haja mais de uma pessoa com o mesmo sobrenome), escolha a opção "E depois por".

  5. A configuração (A a Z) é para classificações alfabéticas ou em ordem crescente de números. Para fazer o contrário, escolha a ordem Z a A.

  6. Clique em OK e os dados estarão classificados da forma instruída.

    Como classificar os dados no Excel 2003

  1. Escolha como classificar os dados.

  2. Para selecionar todas as informações, sem os títulos, clique no número 2 próximo à segunda linha, segure a tecla "Shift" e depois clique no número ao lado da última linha preenchida de sua planilha.

  3. Abra a janela de classificação clicando em "Dados>Classificar".

  4. Selecione os dados que quer classificar embaixo de "Classificar por". Se quiser adicionar uma segunda classificação (como primeiro nome, caso haja mais de uma pessoa com o mesmo sobrenome) e escolha a opção "E depois por".

  5. O padrão (Ascendente) é a ordem alfabética ou crescente para os números. Para o oposto clique no botão e selecione "Descendente".

  6. Clique em OK e os dados estarão classificados da forma instruída.

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Dicas

  • Se seu banco de dados é muito grande considere a compra do Microsoft Access e exporte seus dados do Excel. O Microsoft Access é feito para trabalhar com grandes bancos de dados que fogem da capacidade do Excel.
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