Como usar o Excel como banco de dados

Escrito por contributing writer | Traduzido por bruno lodo pereira
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Como usar o Excel como banco de dados
Use o Excel como um banco de dados.

O Excel pode ser uma boa forma de armazenar informações como um banco de dados, desde que elas não sejam pesadas demais para serem colocadas em uma planilha. Como o Microsoft Office já vem com o Excel, esse se torna uma opção mais barata do que comprar um programa específico para isso.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Como fazer de uma planilha um banco de dados

  1. 1

    Identifique os dados a serem usados, porque antes de configurar uma planilha em um banco de dados, você deverá saber com qual informação irá trabalhar.

  2. 2

    Use a linha 1 como títulos para cada item que você planeja analisar. Por exemplo, se pretende usar o Excel para armazenar informações de contatos, você deve incluir na primeira linha o nome, endereço, telefone e mais o que for necessário.

  3. 3

    Mude o formato da linha 1 para separar os títulos da parte de dados. Para isso, clique no número um ao lado da primeira linha, sublinhando toda ela. Depois, formate-a adicionando negrito, centralizando e colocando um fundo cinza.

  4. 4

    Use o recurso de congelamento de painéis para que seus títulos sempre apareçam no topo do banco de dados. No Excel 2007, clique no número 2 ao lado da segunda linha para selecionar a linha logo abaixo dos títulos. Clique na aba "Exibir", "Painel de congelamento" e "Congelar linha superior". No Excel 2003, selecione da mesma forma a segunda linha e na barra de menu clique em "Janela>Congelar painéis".

  5. 5

    Use uma linha para cada entrada de dados, colocando-os um embaixo do outro para coincidir com o título.

  6. 6

    Depois de colocar a informação você pode vê-la de diversas maneiras. Veja a próxima seção para instruções sobre como classificar os dados.

    Como classificar os dados no Excel 2007

  1. 1

    Escolha como classificar os dados, por exemplo, listados em ordem alfabética do sobrenome ou pelo CEP.

  2. 2

    Clique na célula localizada na parte de cima, à esquerda da A e acima da 1, selecionando toda a planilha.

  3. 3

    Para abrir a janela de classificação, vá na aba de "Dados" e clique em "Classificar" na seção de "Classificar e filtrar". Isto abre a janela de classificação.

  4. 4

    Em "Coluna", selecione os dados que quer classificar ao lado de "Classificar por". Se quiser adicionar uma segunda classificação (como primeiro nome, caso haja mais de uma pessoa com o mesmo sobrenome), escolha a opção "E depois por".

  5. 5

    A configuração (A a Z) é para classificações alfabéticas ou em ordem crescente de números. Para fazer o contrário, escolha a ordem Z a A.

  6. 6

    Clique em OK e os dados estarão classificados da forma instruída.

    Como classificar os dados no Excel 2003

  1. 1

    Escolha como classificar os dados.

  2. 2

    Para selecionar todas as informações, sem os títulos, clique no número 2 próximo à segunda linha, segure a tecla "Shift" e depois clique no número ao lado da última linha preenchida de sua planilha.

  3. 3

    Abra a janela de classificação clicando em "Dados>Classificar".

  4. 4

    Selecione os dados que quer classificar embaixo de "Classificar por". Se quiser adicionar uma segunda classificação (como primeiro nome, caso haja mais de uma pessoa com o mesmo sobrenome) e escolha a opção "E depois por".

  5. 5

    O padrão (Ascendente) é a ordem alfabética ou crescente para os números. Para o oposto clique no botão e selecione "Descendente".

  6. 6

    Clique em OK e os dados estarão classificados da forma instruída.

Dicas & Advertências

  • Se seu banco de dados é muito grande considere a compra do Microsoft Access e exporte seus dados do Excel. O Microsoft Access é feito para trabalhar com grandes bancos de dados que fogem da capacidade do Excel.

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