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Exercícios para os flexores cervicais profundos

Atualizado em 20 julho, 2017

Os flexores cervicais profundos são um grupo de músculos na frente do pescoço que funcionam para executar movimentos simples, como assentir e virar a cabeça. No entanto, uma postura ruim por um longo período de tempo enfraquece esses músculos e permite que a cabeça se desloque para a frente. Essa postura pode resultar em dores crônicas do pescoço quando não corrigidas. Exercícios com intenção de retrair, ou deslocar a cabeça de volta para cima dos ombros, fortalece esses músculos e os retorna ao comprimento ideal.

Exercícios para o pescoço (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Toques de queixo

Esses são o mais simples dos exercícios que podem ajudar a fortalecer os flexores profundos do pescoço. Comece pondo a mão nas costas com os joelhos dobrados. Não use uma almofada para apoiar o pescoço ou cabeça. Mantenha a parte de trás da cabeça na cama ou no chão, a boca fechada e tente levar o queixo até o pomo-de-Adão. Mantenha a cabeça reta, sem virar para nenhum dos lados. Segure a posição por dez segundos e repita o exercício de 10 a 15 vezes, duas vezes por dia. É importante dominar esse exercício, pois ele é a base para a maioria dos programas de exercícios para essa região.

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Acenos com a cabeça

É possível executar acenos com a cabeça a partir da mesma posição dos toques com o queixo. Eles são geralmente considerados uma progressão. Inicie o exercício com o toque de queixo, e, mantendo a cabeça reta, levante-a da cama ou do chão. Levante-a somente até 7,5 cm a 10 cm. Segure a posição por três segundos e deite lentamente a cabeça de volta na mesa. Repita esse exercício de 10 a 15 vezes, duas vezes por dia.

Exercício do quadrúpede

Começando de quatro, executar os dois exercícios anteriores será mais desafiador. Ao fazê-lo, certifique-se de que a cabeça fique reta. Execute o toque com o queixo, e então leve a cabeça de volta para cima, de forma que você olhe para a frente, e não para o chão. Repita o exercícios lentamente dez vezes, duas vezes por dia.

Correção postural

A correção também é importante para garantir que os flexores fiquem na posição apropriada durante o dia. Para garantir que você tenha a postura correta, fique com as costas contra uma parede, e encoste a parte de trás da cabeça nela. Mantenha os pés a cerca de 15 cm à frente da parede. Sinta a distância entre o pescoço e a parede; ela não deve ser maior do que 5 cm. Esse truque simples é suficiente para manter a cabeça erguida e impedir que os flexores cervicais se estiquem demais. É sempre uma boa ideia executar alguns toques de queixo para manter a cabeça erguida e a postura correta.

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Referências

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