Experimentos que crianças podem fazer na cozinha

Escrito por dayle fraschilla | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos que crianças podem fazer na cozinha
Experimentos na cozinha são uma ótima maneira de trazer ciência para dentro de casa (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Você não precisa de um laboratório de ciências para conduzir experimentos com seus filhos; todos os materiais e ingredientes necessários estão disponíveis na cozinha. Quer você seja adepto do ensino em casa ou apenas esteja interessado em experimentos para fazer em fins de semana ou férias escolares, há projetos que vão se encaixar nos seus horários. Fazer experimentos com seus filhos vai ajudá-los a ver que a ciência pode ser excitante e divertida.

Outras pessoas estão lendo

Aipo colorido

Ensine às crianças como as plantas absorvem e distribuem água com um simples experimento com aipo. Encha um copo com água e adicione 10 gotas de corante alimentício vermelho ou azul. Coloque um talo de aipo no copo e verifique a cada poucas horas. Observe as mudanças de cor no talo do aipo e use um descascador, para ver o quão profundas as mudanças de cor conseguem ir. Quanto mais o aipo ficar na água, mais escuro o talo ficará.

Experimentos que crianças podem fazer na cozinha
Transforme seu lanche em um experimento (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O ovo nu

As crianças entenderão rapidamente as propriedades ácidas do vinagre, quando virem seus efeitos em um ovo comum. Comece ao colocar um ovo em um recipiente hermético. Cubra-o com vinagre branco, feche a tampa e refrigere-o por 24 horas. Quando esse tempo concluir, remova cuidadosamente o ovo, com uma colher. A casca deve ter começado a se dissolver. Despeje o vinagre e coloque o ovo de volta no recipiente, cobrindo-o novamente com vinagre fresco. Coloque de volta no refrigerador por mais 24 horas. No dia seguinte, remova o ovo e enxágue-o cuidadosamente. O que sobrará é um ovo "nu". A membrana clara estará intacta, mas a casca dura terá desaparecido completamente.

Experimentos que crianças podem fazer na cozinha
Veja o que há dentro de um ovo, sem quebrar a casca (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tinta invisível

É fácil criar mensagens de tinta invisível com seus filhos, usando suco de limão. Esprema o suco do limão e misture com quantidade igual de água. Embeba um cotonete na mistura e use-o para escrever em uma folha branca de papel. Deixe o papel secar completamente. Sua mensagem estará invisível, mas elas não desapareceu. Segure a mensagem perto de uma lâmpada ou outra fonte de calor, para revelar a escrita. Como o suco de limão é ácido, ele oxida e fica marrom, quando aquecido. Com isso, a escrita aparece como se tivesse sido feita com tinta marrom.

Experimentos que crianças podem fazer na cozinha
Transforme um limão em um dispositivo para criar mensagens invisíveis (NA/Photos.com/Getty Images)

Redemoinho de cor

Crie uma intensa explosão de cores com leite, corante alimentício e detergente de louça. Despeje leite em um prato raso — leite integral ou semidesnatado funciona melhor. Adicione algumas gotas de diferentes corantes alimentícios, mantendo-as perto uma da outra. Embeba um cotonete no detergente e o coloque no centro do prato de leite. Depois de segurá-lo ali por alguns segundos, você verá as cores se misturarem rapidamente e formarem um redemoinho pelo prato. Isso acontece porque as propriedades do sabão quebram as gorduras e proteínas do leite.

Experimentos que crianças podem fazer na cozinha
Ao tornar a cozinha um laboratório, o leite ganhará novas utilidades (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível