Experimentos simples sobre gravidade específica

Escrito por renee miller Google | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos simples sobre gravidade específica
Sólidos com uma gravidade específica menor que a da água flutuarão por serem menos densos (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

A gravidade específica é a razão entre a massa de uma substância e a massa de um igual volume de água. Sólidos e líquidos podem ser medidos usando o deslocamento, pois os líquidos podem flutuar ou afundar, assim como um sólido o faz. Uma variedade de experimentos pode demonstrar e explorar a gravidade específica de sólidos e líquidos.

Outras pessoas estão lendo

Densidade da água

A gravidade específica de um líquido é comparada com sua densidade em relação à água fresca. Adicione sal a um copo de água até que ele não mais se dissolva. Adicione algumas gotas de corante e despeje a água salgada lentamente dentro de um copo com água fresca. Uma camada colorida se formará no fundo e a camada límpida ficará no topo, pois a água fresca a 4º C possui uma gravidade específica de 1 e a água salgada possui gravidade específica de cerca de 1,022. A água fresca é menos densa do que a água salgada e possui menor gravidade específica. Explore esta característica despejando diferentes líquidos na água fresca. Se eles flutuarem, eles têm uma gravidade específica menor do que 1. Se afundarem, têm uma gravidade específica maior.

Faça um hidrômetro

Os hidrômetros são usados para medir a gravidade específica de líquidos. Para fazer o seu próprio hidrômetro, faça marcas em um canudo plástico em intervalos regulares e numere-os. Adicione argila a um dos canudos e coloque-o em um alto copo com água. Ajuste o tamanho da peça de argila para que o canudo flutue verticalmente. Posicione o hidrômetro em diferentes líquidos. Quanto mais alto ele flutuar, mais denso é o líquido e maior sua gravidade específica.

Gravidade específica de uma pedra

Corte o topo de uma garrafa de refrigerante. Faça um pequeno buraco no aro e insira nele o lado flexível de um canudo. Dobre o canudo para que a ponta longa aponte para baixo. Posicione um copo medidos abaixo dele. Encha a garrafa com água suficiente para passar do nível do canudo. Quando a água terminar de ser escoada, esvazie o copo e posicione-o abaixo do canudo novamente. Amarre uma longa corda ao redor de uma pedra e anote seu peso em gramas. Desça a pedra dentro da garrafa até que ela chegue no fundo. Anote a quantidade de água (em mililitros) que entra no copo e determine a gravidade específica da pedra, dividindo a massa da pedra pela massa de água movida. Por exemplo, se a pedra tem 150 g e moveu 60 mm de água, divide-se 150 por 60 (1 mm de água pesa cerca de 1 g, então a massa de 60 ml de água é 60 g). A gravidade específica da pedra, neste caso, seria de 2,5.

Gravidade específica e embalagens de produtos

Os produtos que não parecem necessariamente cheios são medidos com base em sua gravidade específica. A água possui gravidade específica de 1, o que significa que 1 ml de água pesará 1 g. A glicerina possui gravidade específica de 1,21, ou seja, 1 ml de glicerina pesará 1,21 g. Um recipiente de glicerina parecerá menos cheio do que o mesmo peso de água porque a glicerina possui mais gravidade específica. Faça um experimento com produtos caseiros para determinar se são vendidos por peso ou por volume. Encha uma jarra com três quartos de água. Adicione uma pequena quantidade do item que você deseja testar. Se o objeto flutuar até o topo da água, a gravidade específica é menor do que 1 e, se afundar, é maior do que 1.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível