on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma solução de 1% de sacarose

Atualizado em 23 março, 2017

A sacarose, comumente chamada de açúcar de mesa, é um composto químico que consiste em glicose e frutose, e tem um papel importante na nutrição humana. Depois de ser consumida, o açúcar é digerido rapidamente e serve como uma fonte de energia eficiente. As soluções de açúcar geralmente são usadas para assar e cozinhar, bem como em vários experimentos químicos em laboratório.

Instruções

A sacarose é comumente chamada de açúcar de mesa (cristal-glass sugar-bowl image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Revise a equação que permite calcular a massa de sacarose necessária para preparar a solução: massa / (massa + volume) = 0,01. O "Volume" refere-se ao volume da solução, e 0,01 é 1% em decimal (1/100). Observe que a solução dessa equação é massa = volume / 99.

    Loading...
  2. Divida o volume da solução por 99 para calcular a massa de sacarose necessária. Por exemplo, para preparar 400 mL da solução você precisaria de 400 mL/ 99 = 4,040 g de sacarose. Observe que o resultado é arredondado para o terceiro ponto decimal.

  3. Pese 4,04 g de sacarose em uma balança.

  4. Despeje água destilada no cilindro graduado para medir o volume necessário. Adicione água até atingir 400 mL e transfira a água para o copo.

  5. Adicione sacarose para a água no copo e agite-o por cerca de 20 segundos, até que a sacarose se dissolva completamente.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora
  • Balança
  • Proveta graduada
  • Água destilada

Referências

Loading ...
Loading ...