×
Loading ...

Como explicar área e perímetro para a 4ª série

Atualizado em 17 abril, 2017

Explicar conceitos matemáticos para alunos da 4ª série pode ser um desafio. Em termos de desenvolvimento, eles estão apenas começando a entender resoluções de problemas abstratos e a poder usar números, em vez de objetos, para o raciocínio matemático. É importante apresentar tópicos de matemática, como a área e o perímetro, de uma forma que seja divertida e envolvente, para ajudá-los a estabelecerem uma reação positiva em relação à matemática e construírem confiança para problemas matemáticos mais abstratos futuramente.

Instruções

Consiga a atenção deles para tornar o aprendizado divertido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Apareça para aula vestido como um gato. Isso definirá o cenário para uma divertida experiência de aprendizagem. Enquanto as crianças estão discutindo animadamente sua roupa, desenhe um retângulo no quadro negro. Você pode trazer uma grande figura de um retângulo, parecendo um campo de beisebol, se desejar.

    Loading...
    Conte-lhes a história de um gato perdido em um estádio, para ensiná-los sobre perímetros (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  2. Conte-lhes que você é um gatinho perdido e peça às crianças para ajudá-lo a encontrar o seu caminho de casa. Diga que perdeu sua mãe em um jogo de basebol. Porém, não se preocupe; assim como ela lhe disse que, se você se perder, nunca saia do lugar. Basta lembrar de caminhar ao redor do perímetro do estádio e irá encontrá-la. Peça às crianças para ajudá-lo a encontrar o comprimento de cada lado do estádio para achar sua mãe. Essa estratégia baseia-se em mais de 30 anos de pesquisa psicológica na aprendizagem das crianças, culminando em tais programas de sucesso como "Vila Sésamo" e "As Pistas de Blue". Essa lição também demonstra como a associação de palavras, animação, repetição e resolução de problemas são muito bem-sucedidos com essa faixa etária.

  3. Faça a aula interativa. Peça voluntários. Dê aos voluntários réguas plásticas bonitas. Peça-lhes para medirem o comprimento e a largura de cada lado do retângulo. Faça outras crianças circularem o primeiro número medido em uma tabela de números e peça para outros voluntários somarem os lados para obterem a resposta correta. Se os comprimentos são 13 cm e as larguras são 6 cm, o primeiro a obter a resposta correta, "19 cm", poderia ganhar uma pequena recompensa, como um pôster de um gatinho.

    As crianças serão motivados a trabalhar arduamente para ganhar um pequeno prêmio, como um pôster de um gatinho (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  4. Finja caminhar ao redor do perímetro do estádio imaginário, mas quando chegar ao lado final, chame por sua mãe, dizendo-lhes que você ainda não consegue encontrá-la. Diga-lhes que lembra-se de sua mãe dizer: "Se eu não estiver no perímetro, estarei na 'área' do estádio, por isso nunca deixe o estádio". Explique-lhes que a área é todo o espaço de dentro do parque e que é calculada multiplicando o comprimento de um lado pela largura do outro. Comece a fingir que está chorando e peça para uma das crianças ajudá-lo. Diga coisas como: "Qual é a largura de um lado, eu esqueci", e eles se voluntariarão para ajudar.

  5. Ajude as crianças a identificarem corretamente o comprimento como 13 cm e a largura como 6 cm, e ronrone ou chore quando eles responderem corretamente ou não. Deixe-os saberem que sua mãe disse que você tem que multiplicar o comprimento e a largura para obter a área. Mais uma vez, poderá pedir voluntários e usar uma tabela de números, se desejar. Finja caminhar pela área do estádio e "encontre" sua mamãe. Incentive as crianças a comemorarem juntos. Você pode dar um outro pôster para a criança que respondeu "78 cm²" e resolveu o problema de matemática para você. Além de ser uma forma divertida de ensinar às crianças sobre o perímetro e a área, essa lição reforça uma habilidade de vida -- não deixar uma área se ficar perdido.

    Competições ajudam a motivar crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Roupa de gato
  • Giz e quadro negro
  • Réguas plásticas coloridas

Referências

Loading ...
Loading ...