Mais
×

Faça você mesmo: Cartão especial de Dia dos Namorados

Faça um cartão com partes móveis neste Dia dos Namorados
Megan Andersen

Introdução

Cartões feitos à mão são uma maneira especial de mostrar seu carinho a alguém. Se quiser impressionar de uma forma infalível, crie um cartão com partes móveis para o Dia dos Namorados.

Junte os materiais necessários
Megan Andersen

Materiais necessários

Para fazer seu próprio cartão móvel, você precisará de cartolina vermelha, amarela, preta e branca, um lápis, uma régua, tesoura, estilete, uma tábua de corte, cola (ou fita dupla face), prendedores de roupa de madeira (opcional) e uma caneta preta.

Desenhe o coração
Megan Andersen

Desenhe um coração

Dobre uma cartolina vermelha na metade e desenhe um coração com aproximadamente 12 cm de largura e 12 cm de altura perto da dobra.

Corte e abra
Megan Andersen

Recorte os corações

Com cuidado, recorte o desenho de coração nos dois pedaços de papel. Deixe um segmento intacto na dobra de aproximadamente 2,5 cm onde os dois corações se tocam. Depois, abra o seu "livro de coração".

Desenhe um coração menor
Megan Andersen

Desenhe um coração menor

Na parte frontal do "livro de coração", desenhe um coração menor, bem no centro, medindo 4,5 x 4,5 cm. As "paredes" do coração maior devem ter entre 3 e 5 cm, dependendo de onde você mediu o centro do coração.

Recorte o coração menor
Megan Andersen

Recortando o coração menor

Sobre a tábua de corte, use o estilete para recortar cuidadosamente o coração menor no centro da parte frontal do "livro de coração".

Livre-se das marcas de lápis
Megan Andersen

Sem marcas

Apague as marcas de lápis no contorno do coração maior e onde o coração menor foi recortado.

Escreva sua mensagem
Megan Andersen

Crie sua mensagem

Com a cartolina branca, corte um pedaço que seja um pouco maior do que a janela em formato de coração. Cole esse pedaço de papel dentro do "livro" para que a parte branca fique visível por fora. Escreva sua mensagem de Dia dos Namorados sobre o papel branco, de forma que ela possa ser lida através da janela.

Faça as partes móveis do cartão
Megan Andersen

Faça as flechas móveis

Para fazer a flecha móvel, use o papel branco novamente para desenhar a forma de uma flecha com uma gota grande no centro. A gota deve ser maior do que a janela em formato de coração. Faça a flecha larga, para que a aba a ser puxada fique mais firme. De uma ponta a outra, a flecha usada neste exemplo tem 19 cm de comprimento e 2,5 cm de largura (sem contar a gota, que tem cerca de 6 cm de largura).

Coloque a flecha dentro do coração
Megan Andersen

Recorte e coloque no coração

Recorte a flecha e coloque-a dentro do "livro" fechado para verificar o tamanho. As bordas da gota não devem ficar visíveis. Use o lápis para fazer uma linha pontilhada sobre a gota, onde o coração se divide na metade.

Recorte a flecha
Megan Andersen

Apague e corte

Apague todas as marcas de lápis exceto a linha pontilhada. Corte a linha com uma tesoura, depois apague-a também.

Acrescente mais cor ao seu cartão
Megan Andersen

Colorindo a flecha

Use cartolina preta e amarela para destacar melhor as duas pontas da flecha. Recorte um triângulo preto um pouco maior do que a ponta da flecha branca. Contorne a ponta traseira da flecha na cartolina amarela e recorte-a.

Cole e deixe secar
Megan Andersen

Deixe secar

Cole o triângulo preto na ponta da flecha e a forma amarela na outra ponta. Deixe secar totalmente.

Decore suas "cortinas"
Megan Andersen

Decore as "cortinas"

Decore a gota usando uma caneta ou com as decorações que quiser (purpurina, fotografias, etc.). Essa área ficará visível pela janela em formato de coração quando o cartão estiver fechado e, quando as flechas forem puxadas, desaparecerá, revelando a mensagem embaixo dela. Use o método de decoração que quiser — desde que não seja em alto relevo.

Cole as duas camadas do cartão, mas tenha cuidado para não colar a flecha
Megan Andersen

Finalizando o cartão

Abra o "livro" e coloque as flechas dentro dele. Com cuidado, aplique uma camada fina de cola nas bordas superiores e inferiores do cartão (**não na flecha**) e feche o cartão, para que as duas camadas dele estejam coladas uma à outra. **Dica**: Comece com **menos** cola do que acha que vai precisar. Se houver cola na flecha, ela não vai funcionar, pois não será móvel.

Deixe a cola secar
Megan Andersen

Deixe secar

Se precisar adicionar um pouco de cola às bordas do coração para evitar que a flecha caia, use um palito de dente ou agulha para aplicar a cola com muito cuidado e de forma esparsa. Use prendedores de roupa ou seus dedos para manter o cartão fechado enquanto a cola seca.

Entregue o cartão a alguém especial
Megan Andersen

Revele!

Quando a cola estiver seca, você deverá conseguir puxar as flechas para os dois lados para revelar a mensagem dentro do coração. Agora, você já pode dar o cartão a alguém especial!