×
Loading ...

Faça você mesmo: Conserte um barril de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você encontrar um vazamento dentro de um barril de madeira antes que ele fique muito grande, pode colocar uma cunha no topo da fissura e impedir que o conteúdo do barril escape. Conserte o vazamento assim que possível para impedir um colapso completo.

Instruções

Vazamentos podem ser bastante prejudiciais em vinícolas e em adegas particulares (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Raspe a camada superior ou secundária de madeira da ripa na qual está o vazamento, de modo que você possa ver por onde o vinho ou outro líquido está minando.

    Loading...
  2. Observe as fibras da madeira na ripa com o vazamento. Encontre o local onde a fibra começa, localizando sua interseção com uma fibra vizinha.

  3. Faça um furo com o formão entre o vazamento e a origem de fibra. Certifique-se de cortar perpendicularmente a fibra ao invés de cortar paralelamente a ela. Se cortar paralelamente, você aumentará o vazamento. O seu furo deve parecer com um buraco para moedas.

  4. Use um serrote para cortar uma cunha que se encaixe no furo, longitudinalmente, ficando um pouco para fora. Use o martelo para colocar a cunha gentilmente no lugar. Não pare até que ela fique firme no barril.

  5. Corte o excesso da cunha com o formão ou com um serrote. Você precisará de um formão afiado para ter um corte limpo.

Loading...

O que você precisa

  • Espátula
  • Formão
  • Martelo
  • Serrote
  • Madeira extra

Referências

Loading ...
Loading ...