Faça você mesmo: luzes de reboque com cabo pigtail

Escrito por jeffrey caldwell | Traduzido por helena bianchi gomes
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Faça você mesmo: luzes de reboque com cabo pigtail
Luz de reboque com cabo pigtail

A luz de reboque com cabo pigtail é um conector elétrico com quatro derivações em anexo. Elas vêm em duas variedades. Veículos antigos usam um cabo feito especificamente para cada modelo, que pode ser rapidamente instalado e removido sem alterações feitas ao chicote elétrico do carro. Modelos mais novos de carro usam um conector que deve ser ligado ao sistema elétrico. Antes de começar, entre em contato com um fornecedor de peças e descubra se há um cabo específico para sua marca e modelo.

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O que significam as cores?

Carros de reboque usam um conector de quatro pinos e têm sempre os mesmos quatro fios coloridos. O fio verde controla o sinal de virar à direita. O fio amarelo liga o sinal de virar à esquerda. O fio branco conecta a parte de baixo do reboque à do veículo e os fios marrons ligam as lanternas do reboque.

A instalação de um cabo pigtail específico de um veículo

Se você tem um veículo mais antigo e comprou um cabo pigtail para um modelo específico, você deve começar localizando os conectores de iluminação do reboque na fiação da lanterna traseira. Consulte o manual de serviço ou de instruções fornecido com o cabo, mas em geral, os conectores estão localizados atrás de um dos conjuntos de luz traseira ou atrás da peça de compensação na parte de trás do porta-mala. Em caminhões, vans de tamanho normal e carros utilitários, o conector geralmente estará atrás de uma das lanternas ou ao longo da fiação embaixo da porta traseira. Depois de ter localizado os conectores, separe-os. O cabo pigtail é projetado para caber entre os conectores e caberá apenas de um jeito, o que torna impossível bagunçar. Dobre a parte de trás do acoplamento por trás das luzes traseiras e do painel de guarnição ou prenda-as embaixo do veículo com arames. Os carros e minivans costumam colocar o cabo ao lado da trava do porta-malas. Em seguida, guarde o conector no porta-malas quando não estiver usando o reboque. Caminhões normalmente montam o conector com laços de arame no para-choque traseiro. O conector de quatro pinos deve ter cerca de 15 cm de comprimento extra nos fios para que ele possa conectar facilmente ao conector do reboque. Apenas certifique-se de que não seja muito longo ou arraste contra a estrada, podendo ser danificado.

Faça você mesmo: luzes de reboque com cabo pigtail
Comece localizando os conectores de iluminação

Cabeamento do fio terra de um cabo pigtail

Arrumar os cabos para luzes de um reboque em um veículo de modelo mais antigo é um pouco mais difícil, mas não está fora do alcance do mecânico da casa. Você precisará de uma luz de teste de 12 volts, uma broca e chave de fenda, alguns conectores laterais, terminal redondo, um pouco de fita isolante e um parafuso de metal auto-roscante. Comece colocando para fora o conector de quatro pinos para que haja cerca de 15 cm de fio entre ele e o para-choque traseiro do veículo. Se for a fiação de um carro ou minivan, localize um ponto no corpo do veículo dentro da tampa do porta-malas ou portas traseiras. Em um caminhão, uma van grande ou em um carro utilitário, localize um ponto abaixo da porta traseira na estrutura do veículo, não no para-choque traseiro. Você colocará um parafuso para o fio terra do trailer, então certifique-se de que você não esteja perfurando o tanque de gasolina ou qualquer fiação. Corte o fio branco no cabo pigtail para que seja longo o suficiente para alcançar o conector de quatro pinos até o parafuso de aterramento. Remova 1,2 cm de isolamento na extremidade do fio e deslize no terminal redondo. Use um alicate de um eletricista para fechar o terminal. Coloque o terminal redondo no parafuso auto-roscante e conduza-o para dentro do corpo ou estrutura do veículo.

Faça você mesmo: luzes de reboque com cabo pigtail
Arrumar os cabos para luzes de um reboque em um veículo de modelo mais antigo é um pouco mais difícil

Cabeamento de um cabo pigtail para os sinais de virar e parar e luzes traseiras

Em seguida, acesse o cabo do sinal de virar à esquerda no veículo e use a luz de teste para encontrá-lo novamente. Conecte o fio terra à luz de teste em uma peça de metal do veículo ou da carroçaria. Gire o interruptor de ignição para a posição de funcionamento e ligue a luz esquerda. Use a sonda sobre a luz de teste para furar o isolamento de cada fio até encontrar o que faz com que a luz de teste seja o sinal da esquerda. Use um conector franzido lateral para emendar o fio amarelo a esse fio. Em seguida, use a luz de teste para encontrar o sinal da luz de virar à direita que, por sua vez, leva ao cabo de mesmo sinal. Conecte o sinal de virar à direita no fio verde do cabo pigtail usando um conector franzido lateral. Por fim, use a luz de teste para encontrar o fio nos sinais de virar à esquerda ou à direita que acione as luzes de parar. Você pode precisar de um assistente para sentar-se no veículo e operar o pedal do freio. Conecte esse fio ao fio marrom no conector de quatro pinos. Embrulhe cada conexão que você fez individualmente com fita isolante. Em seguida, enrole todo o cabo pigtail. Use arames para evitar que o pigtail raspe contra o chão e coloque os fios para funcionar debaixo do painel de guarnição se você estiver trabalhando em um carro ou minivan.

Faça você mesmo: luzes de reboque com cabo pigtail
Use arames para evitar que o cabo pigtail raspe contra o chão

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