Fantasias de Halloween para animais de estimação

Escrito por reagan alexander | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Travessura e gostosura: Encontre a fantasia de Halloween ideal, tanto segura segura quanto inteligente, para seu bichinho

Fantasias de Halloween para animais de estimação
Batcão: O cão das trevas ressurge (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O que quer que você decida usar no seu bichinho, certifique-se de que não existem na fantasia partes pequenas que possam ser arrancadas e engolidas. Também tenha certeza de que a roupa é do tamanho certo e não fique muito presa, para que o animal consiga sair facilmente dela caso sinta-se incomodado.

— Lisa Lynn, dona, na Canine Cabana, em Los Angeles

OHalloween (Dia das Bruxas) tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, divertindo pessoas de todas as idades em festas à fantasia. Por isso, nada mais justo que incluirmos nossos amigos de quatro patas na celebração.

Um gênero em expansão

Fantasias de Halloween para animais de estimação
Mau até os ossos (GK Hart/Vikki Hart/The Image Bank/Getty Images)

Vestir animais de estimação não é um fenômeno novo, mas tem se tornado cada vez mais comum. Há muitas teorias para os motivos, mas a maioria concorda que isso acontece porque os donos de hoje em dia já não veem seus amigos de quatro patas como separados da unidade familiar.

"Hoje em dia muitas pessoas adiam começar uma família, e o animalzinho acaba tornando-se um 'filho peludo' por um tempo," diz Lisa Lynn, dona da Canine Cabana, um centro de cuidados para cachorros bem sucedido em Los Angeles, nos Estados Unidos. "Mesmo as famílias com crianças estão fantasiando seus bichinhos durante os feriados. Para muitos, os animais não são só uma posse ou um acessório -- eles se tornaram parte da família", diz.

A inclusão do Fido e do Felix no dia a dia, e não só nos feriados, é uma tendência que não passa despercebida pelo fabricantes e distribuidores de fantasias para animais, que têm se tornado cada vez mais elaboradas e mais definidas pela cultura popular.

"O Halloween é uma grande festa e as pessoas gostam de se fantasiar. Essas pessoas amam tanto seus animaizinhos que querem que eles participem," acrescenta Dotty Zolper, gerente de marketing da BuySeasons Inc. "Parece que a cada ano o interesse só aumenta, mas em 2008 nós realmente vimos um pico nas vendas". Esse pico significa que principalmente em países onde a festa é muito tradicional, como os Estados Unidos, são vistas cada vez mais fantasias do tipo.

"Antes de 2008, você só via pessoas usando bandanas com caveiras e ossos e outros pequenos acessórios", Zolper diz, "mas agora o ramo expandiu tanto que, se você conseguia talvez uma pequena cartola, agora você encontra o smoking completo para seu bichinho".

Tendências e clássicos em fantasias

Fantasias de Halloween para animais de estimação
O truque é conseguir acostumar seu animalzinho a usar as roupas (Thinkstock Images/Comstock/Getty)

É seguro apostar que seu bichinho não tem muito o que dizer na escolha da sua fantasia. Você tem uma ligação especial com o animal que prometeu cuidar, alimentar e proteger, e em muitos aspectos seu cão ou gato podem ser extensões da sua personalidade. Assim, a fantasia que você escolher para o seu animal pode muito bem refletir esse relacionamento, ou você pode abraçar de vez a frivolidade e deixar seu cão ou gato divertir-se com o que estiver na moda.

"As fantasias que vendem melhor são aquelas baseadas no que está na moda no momento," diz Zolper, cujo emprego inclui selecionar e aprovar as fantasias vendidas por sua empresa. "Os sucessos no cinema sempre causam uma sensação -- Batman e Superman, por exemplo. Nos últimos anos, Katy Perry e Lady Gaga fizeram sucesso nas fantasias dos adultos, e isso se traduz nas fantasias para bichinhos". Zolper nota que as fantasias de Angry Birds fazem sucesso também.

Enquanto seu cocker spaniel pode estar a um mullet de distância de tornar-se Cão, o Caçador de Recompensas e para sua bulldog virar a Snooki só falta uma peruca e uma mini-saia, felizmente ainda existem alguns padrões mantidos.

"Fantasias clássicas como Darth Vader e qualquer um dos personagens de 'Star Wars' fazem sucesso em qualquer época, " admite Zolper. "E duas das nossas fantasias mais populares são a de Yoda e a 'Cão Elegante', que é basicamente um smoking para cachorros."

A segurança e o bem-estar do seu bichinho

Fantasias de Halloween para animais de estimação
Pode ser mais difícil conseguir fazer seu bichinho usar fantasias com acessórios para a cabeça (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Depois de escolher a fantasia, você ainda precisa enfrentar um desafio: convencer seu bichinho de que essa é uma boa ideia.

"A maioria dos donos pensa 'Oh! É 31 de outubro; vamos colocar uma fantasia no cachorro!', diz a Dra. Melissa Bain, professora assistente da área de comportamento animal na Universidade da Califórnia, na Escola de Medicina Veterinária Davis. "Não é que os animais se importem com essa decisão, é que eles ficam desconfortáveis com coisas estranhas colocadas no corpo deles. Então, em primeiro lugar, certifique-se de que o movimento deles não fique limitado e que eles possam correr e caminhar normalmente, sem partes da fantasia soltas e batendo neles".

Bain, que admite que seu terrier de 15 anos, Thumper, tem sido participante voluntário e parceiro em muitas das fantasias de seu filho, aconselha acostumar seu bichinho com a fantasia aos poucos. O reforço positivo é o método mais efetivo para conseguir que os animais sintam-se confortáveis com algo que é inerentemente anormal para eles.

"Os donos devem tomar passos graduais e reservar um tempo para fazer isso", diz. "Eles podem começar colocando a fantasia no cachorro por um curto período de tempo, oferecendo recompensas e depois tirando a fantasia, e repetindo o processo durante as semanas anteriores ao Halloween."

Integrar atividades diárias e divertidas durante esse período de "treinamento" também pode ajudar. "Jogue bola ou pega-pega com seu animal para distraí-lo do fato de estar usando a fantasia e continue sempre recompensando o cão", diz Bai. "Eventualmente a fantasia irá tornar-se algo associado a coisas positivas."

Lynn, da Canine Cabana, que promove um desfile de Halloween com animais de estimação todo ano, concorda. "Muitos cães toleram a fantasia," ela diz. "Mas alguns adoram, porque eles sabem que vão receber mais atenção, e eles podem sentir a energia. Animais respondem a energia, seja ela boa ou ruim, e gostam da atenção.

Assim, é importante saber reconhecer se seu bichinho não está confortável. Sinais de desconforto incluem imobilidade, cabeça baixa, orelhas para trás e o rabo entre as pernas. Lynn também aconselha que você sempre cheque a fantasia para garantir que não há nenhum elemento que possa fazer com que você passe o Halloween no veterinário. "Não importa o que você colocar no seu bichinho, certifique-se de que não há peças pequenas que eles possam arrancar e engolir," diz. "E tenha certeza de que a fantasia é do tamanho certo, para que não prenda seu animal e ele consiga sair facilmente dela caso sinta-se angustiado".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível