Mais
×

Como fazer um fantoche de macaco

Atualizado em 17 abril, 2017

Fantoches são feitos de papel, madeira, plástico ou pano. A imagem de um macaco é de uma criatura arteira e ágil da selva cujas travessuras servem para o entretenimento e a diversão. Na natureza, os macacos pulam de galho em galho com facilidade e graça. Criar um fantoche de macaco de pano dá ao usuário um fantoche com uma flexibilidade que o papel, a madeira e o plástico não têm e uma durabilidade que o papel também não oferece.

Instruções

Para as crianças, faça o fantoche de macaco de feltro, colando algumas partes do tecido em vez de costurá-las (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Compre o material para fazer o fantoche de macaco. Selecione um metro de tecido de lã marrom que dê a impressão de ser pelugem. Também compre quadrados de feltro preto, branco e vermelho para fazer o rosto.

  2. Encontre uma cópia de uma imagem de um macaco. Aumente para o tamanho necessário. O importante sobre a foto é que ela seja uma imagem de frente dos braços e das pernas assim como a cauda do macaco. Com papel carbono ou de transferência, transfira o molde da imagem para o tecido de lã. Não inclua a cauda. Marque a cabeça e os braços. Marque uma margem de costura em volta do molde de cerca de 2,5 centímetros.

  3. Dobre a lã com o lado de fora para dentro e alfinete nas extremidades para evitar que desfiem. Corte o molde nos dois pedaços do tecido de lã ao mesmo tempo. Tire os alfinetes do tecido descartado.

  4. Alfinete os dois lados do fantoche, mantendo os lados exteriores juntos. Faça uma margem de costura de 1,5 cm em volta do fantoche, deixando uma abertura de 15 a 20 cm embaixo, dependendo do tamanho da mão que for usar o fantoche. A abertura dá um acesso fácil à parte de dentro do brinquedo que você está criando. Dobre as extremidades da abertura e cole ou costure.

  5. Recorte as extremidades do tecido em volta do fantoche. Faça os cortes na direção da costura e separadas cerca 0,6 a 1,5 centímetros. Não corte a linha de costura. Faça cortes extras nas curvas. Esses cortes permitem que o material não fique aglomerado quando for virado.

  6. Vire o macaco para o lado certo. Já que os braços e as pernas não são muito grandes, talvez seja um pouco difícil colocar o lado certo para fora. Use um instrumento pontudo e comprido para empurrar para fora o material de dentro das costuras.

  7. Abra um saco de fibra de poliéster e preencha os braços e as pernas do macaco. Faça isso cuidadosamente, usando apenas uma pequena quantidade de enchimento de cada vez. Quando os braços e as pernas estiverem cheios, passe uma costura no lugar onde os braços e as pernas encontram o corpo para segurar os enchimentos no lugar.

  8. Acrescente detalhes do rosto cortando o feltro preto, branco e vermelho. Cole círculos pretos em círculos maiores brancos para os olhos e um triângulo vermelho para uma combinação de nariz-boca. Corte uma corda de 30 cm para fazer a cauda do macaco. Pinte do mesmo marrom do fantoche e costure no lugar apropriado.

  9. Corte uma vareta de madeira em duas metades de 30 cm cada. Pinte-as de marrom. Na extremidade de cada uma, faça um buraco de 0,6 cm de diâmetro atravessando a madeira. Passe um fio pelos buracos e amarre em volta dos pulsos do macaco. Isso pode ser usado para mover os braços com a mão que não estiver dentro do corpo do fantoche.

O que você precisa

  • Tecido de lã marrom
  • Feltro - preto, vermelho, branco
  • Tesoura
  • Marcadores
  • Molde ou imagem de um macaco
  • Máquina de costura
  • Agulha
  • Linha
  • Cola de tecido
  • Enchimento de fibras
  • Vareta de madeira
  • Furadeira
  • Broca, 0,6 cm
  • Corda
  • Tinta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article