Mais
×

As fases de construção do alicerce de uma laje de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os alicerces de concreto em lajes são extremamente comuns nas construções mais recentes, especialmente em áreas em que o solo não permite um porão. Criar uma base de concreto para uma laje é relativamente simples, mas requer atenção aos detalhes. Seguir os passos corretamente ao se construir a base de concreto fará com que ela dure muito mais tempo, se você estiver construindo sua casa própria, um complemento ou apenas um galpão.

O enquadramento pode ser feito uma vez que a laje tenha endurecido (Construction and slab image by jcpjr from Fotolia.com)

Tipos

A etapa 1 na criação de uma base para sua laje é determinar o tipo. De acordo com a "Concrete Network", lajes vêm em três variedades principais, dependendo da localização, edifício e condições. Bases para uma laje tradicional são planas e com suporte em uma estrutura em forma de T nos cantos. Este método funciona bem em áreas onde a terra é congelada. Bases em lajes de degrau tem uma borda mais espessa, o que constitui um alicerce, e funcionam melhor em climas quentes. Bases protegidas contra o frio têm as melhores estruturas de aquecimento e contêm isolamento contra o congelamento. Esta é uma boa escolha em áreas sujeitas a baixas temperaturas.

Preliminares

Depois de saber que tipo de laje você irá construir, você precisará marcar fora, a forma exata do edifício e ajustar placas de concreto. Em seguida, escave a área dentro do espaço marcado. Tome cuidado para não construir muito fundo. De acordo com a "Repair Home", você não pode construir uma base em um solo deturpado. Isso significa que não se pode fazer o aterramento se você tiver alterado o solo.

Os vergalhões

Os alicerces da laje exigem suporte estrutural na forma de vergalhões ou outro aço. Esses materiais devem ser colocados antes de derramar qualquer concreto. A malha de ferro ajuda o alicerce a resistir o movimento do solo causado por condições de congelamento e descongelamento.

Concreto

Uma vez que os vergalhões então no lugar e na posição correta, os trabalhadores podem preenchê-lo com concreto ao nível do solo. Este concreto deve endurecer por vários dias antes de continuar com qualquer outro trabalho. Uma vez que o concreto tenha endurecido, os trabalhadores podem colocar quaisquer paredes, encanamentos ou outro material para ser incorporado à laje em si.

A laje

Antes de deitar a laje, prepare a área, preenchendo-a com uma camada de brita e cascalho e cobrindo-a com uma barreira de vapor de plástico. Isso mantém fora da laje. Em seguida, despeje o concreto e alise-o para ficar alinhado com as paredes. Espere alguns dias para deixar a laje endurecer completamente e, em seguida, passe para o enquadramento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article