Fechamento de ferida cirúrgica em gatas após castração

Escrito por alaina m. coyle | Traduzido por lúcia collischonn de abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fechamento de ferida cirúrgica em gatas após castração
Castre sua gata para mantê-la saudável (kitten image by Zhenya from Fotolia.com)

Como um dono de gatos responsável, castrar é um passo necessário para manter seu animal saudável. Negligenciar a castração de seu gata aumenta as chances dela sofrer de tumores mamários, infecções uterinas e cânceres reprodutivos. Embora a castração seja uma cirurgia de rotina, há riscos envolvidos. Aprenda o que considerar antes de castrar sua gata, o que esperar após a cirurgia, e como cuidar da ferida cirúrgica pode reduzir esses riscos.

Outras pessoas estão lendo

Precauções

Se sua gata está acima do peso, grávida ou no cio, os riscos de complicações durante a castração aumentam. Quando um animal está no cio ou com uma ninhada na barriga, o fornecimento de sangue para o útero aumenta, o que aumenta o risco de ela perder muito sangue durante a cirurgia. Seu veterinário deve determinar se sua gata não tenha pele com alergia ou infectada e que esteja saudável o bastante para passar pela cirurgia.

Procedimento

Quando sua gata é castrada, seus ovários e útero são removidos cirurgicamente através de uma incisão no abdômen. Após a cirurgia, o veterinário pode usar tanto os pontos na pele ou suturas enterradas por debaixo da pele para fechar a ferida. Suturas enterradas impedem sua gata de retirar seus pontos.

Cuidados com o ferimento

Acompanhe atentamente a ferida cirúrgica para ter certeza de que permanece limpa e com aparência saudável. Vai demorar de 10 a 14 dias para que a ferida cicatrize completamente. Durante este período de tempo, não dê banho em sua gata ou permita que ela se molhe. Não deixe ela lamber o local da cirurgia, pois as bactérias podem entrar na ferida e causar infecção.

Se a ferida cirúrgica sujar, limpe-a com água salgada quente. Seque a área cuidadosamente e verifique a ferida diariamente. Se o ferimento de seu gato se sujar de sujeira ou fezes, há uma chance maior de ela desenvolver uma infecção. Mantenha sua gata dentro de casa para garantir que ela permaneça limpa durante a recuperação.

Sinais de alerta

Se a ferida de castração de sua gata ficar inchada, vermelha ou houver vazamentos de fluido, chame o veterinário. Corrimento e secreção verde ou amarelo indicam infecção e devem ser verificados imediatamente. Outros sinais de alerta incluem sangramento, barriga inchada ou pele que está quente ao toque.

Complicações

A abertura da ferida é a mais comum de todas as complicações da cirurgia, o que significa que as suturas do seu gata se separaram, resultando em um buraco aberto no abdômen que pode exigir cirurgia adicional. Outras complicações são raras, mas podem incluir seromas -- um bojo de fluido formado como resultado de um buraco na camada de gordura entre a pele do gato e os músculos da parede abdominal, ou abscessos -- protuberâncias cheias de bactérias que podem, potencialmente, estourar através da linha de sutura. Se deixadas sem tratamento, essas condições podem levar a peritonite séptica, um acúmulo mortal de infecção e inflamação em torno dos órgãos internos do gato.

Com cuidado apropriado da ferida, sua gata deve se recuperar completamente da castração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível