Saúde

O que é secreção serosa?

Escrito por lee woodard | Traduzido por fabiana silva
O que é secreção serosa?

O processo de cicatrização inicia-se imediatamente após a lesão

Martin Kingsley, http://www.flickr.com/creativecommons

Secreção serosa é a drenagem normal de uma ferida ou incisão. Saber o que esperar durante o processo de cicatrização, que começa imediatamente, possibilita que você participe ativamente dos cuidados com sua própria saúde, e elimina quaisquer preocupações desnecessárias.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A palavra "serosa" significa conter, estar relacionado a, ou semelhante ao soro. A secreção serosa é qualquer processo de drenagem de uma cavidade corporal ou ferida que contenha, esteja relacionado a, ou se assemelhe ao soro. O soro no corpo humano é um fluido aquoso de cor clara.

Conceitos e características

Quando o corpo sofre um ferimento ou tem uma área aberta, quer por lesão ou cirurgia, existe o potencial que este local drene quatro tipos diferentes de fluidos. Cada um indica o tipo de processo que está se estabelecendo, e sinaliza se o seu corpo está se curando com sucesso, ou se há uma condição ou condições que estão interferindo na cicatrização apropriada do ferimento.

Tipos

Secreção sanguinolenta ou de sangue: Quando uma ferida é recente, é provável que haja secreção de sangue vermelho vivo, o que indica lesão ativa. O corpo faz o sangue circular para a área lesionada, iniciando o processo de cicatrização imediatamente após a lesão a ou incisão. Depois, pode ocorrer nesta área pequenas quantidades de secreção com sangue. Em alguns casos, como em uma cirurgia, é esperado um volume maior de secreção contendo sangue, e ela é contida através de um sistema de drenagem de feridas montado na área cirúrgica. Secreção serosa ou clara: Uma secreção aquosa transparente, ou a presença de líquido na ferida ou drenando do local da ferida/incisão. Este é um dos processos normais de cicatrização precoce, mas deve diminuir depois de o processo estar adequadamente em andamento, o que irá depender do tipo e gravidade do ferimento ou incisão. Secreção sero-sanguinolenta, secreção rosa ou branca com manchas ou jatos de sangue: Este tipo de secreção não é incomum no começo do processo de cicatrização. A quantidade desta secreção pode indicar para os profissionais da saúde que ainda existe sangramento ativo na ferida ou sob o local da incisão. Secreção purulenta ou de pus: Ela pode ser de cor amarela, verde ou marrom claro com um cheiro característico de pus. Este não é um tipo normal de secreção, e provavelmente virá acompanhada de aumento da vermelhidão, calor e um pouco de inchaço na área da ferida ou da incisão, podendo causar febre no paciente. A secreção purulenta deve ser informada o mais rápido possível para o profissional de saúde.

Considerações

De acordo com o Pilonidal Support Alliance (site que oferece informações e suporte para os portadores de cisto pilonidal), existe outro tipo de secreção que pode ocorrer cerca de cinco dias após a cirurgia, chamada de exsudato. Ela pode variar de cor, de branco a amarelo para cinza a marrom claro, e ter um pouco de odor. Esta secreção é produzida pois seu corpo está trabalhando para se limpar do tecido morto e de outros materiais que interferem no processo de cicatrização. Se a secreção apresentar um odor forte, ou se houver quaisquer sinais de infecção, como o aumento da temperatura e da vermelhidão, da dor e/ou do inchaço no local da incisão, entre em contato com o seu profissional da saúde.

Precauções

O profissional da saúde deve lhe instruir sobre o que esperar durante o processo de cicatrização de uma ferida ou de uma incisão cirúrgica. Os sinais e sintomas comuns que devem ser informados para o seu profissional de saúde são: sangue jorrando da área, presença de grandes coágulos sanguíneos, uma grande quantidade de líquido seroso drenando da área, vermelhidão, sensibilidade, aumento do calor, inchaço ou a ocorrência de febre.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media