Feira de ciências: qual vela queima mais rápido?

Escrito por renee miller Google | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Feira de ciências: qual vela queima mais rápido?
Velas queimam diferentemente dependendo da forma, tamanho e material usado na cera (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Velas queimam devagar, porque o calor da chama deve primeiro derreter a cera para depois queimar o pavio. Velas variam em cor, forma e tamanho e a cera da vela é feita de uma variedade de materiais, incluindo gel e cera animal. Essas diferenças podem fazer as velas queimarem em velocidades diferentes. Projetos de ciências podem explorar se a cor, a temperatura, o material ou o posicionamento vão afetar a taxa de queima da vela.

Outras pessoas estão lendo

Cor

Determine se a cor de uma vela afeta a velocidade de queima. Use pelo menos duas a quatro cores diferentes de velas que sejam da mesma marca, material e forma. Marque uma linha a aproximadamente 2,5 cm do topo de cada vela. Acenda a primeira vela e, usando um cronômetro, anote o tempo que demora para a vela queimar até a linha feita. Repita para a segunda vela da mesma cor e faça a média dos resultados. Repita o experimento para as cores restantes de vela. Determine porque algumas cores queimariam mais rápido do que outras.

Temperatura

Faça um experimento com a temperatura para determinar se uma vela na temperatura ambiente queima mais rápido do que uma vela congelada. Junte seis velas idênticas. Coloque duas no congelador por 24 horas e deixe o resto no local em que estiver fazendo o experimento pelo mesmo período de tempo. Acenda duas velas na temperatura ambiente e anote o tempo que elas demoram para queimar. Isso estabelece uma base para o seu experimento. Então acenda uma vela gelada e uma na temperatura ambiente ao mesmo tempo. Deixe-as queimar até que acabem. Repita o experimento com as velas restantes e faça a média dos tempos. Determine porque a vela queima mais rápido.

Material

Determine se o material usado para fazer a vela vai afetar o quão rápido ela queima. Use pelo menos três tipos diferentes de velas, como de cera de abelha, parafina e gel. Encontre velas da mesma forma, tamanho e cor. Acenda a primeira vela e anote o tempo que ela demora para queimar. Repita com os outros materiais e marque o tempo deles também. Repita o experimento uma segunda vez e faça uma média do resultado. Determine que tipo de vela queimou mais rápido. Pesquise o método de fabricação de cada tipo de vela para encontrar uma razão para os resultados obtidos.

Posição

Faça um experimento para determinar se a gravidade vai afetar o quão rápido a vela queima. Dobre uma ponta de duas partes de fio em um círculo para formar uma base. Dobre a outra ponta de forma que dê para posicionar uma vela de aniversário virada para cima e outra virada para baixo. Pese cada vela em sua base. Acenda a vela que estiver vidada para cima e deixe-a queimar por um minuto. Observe a cor, forma e o tamanho da chama. Apague a chama e pese a vela novamente. Determine quanta massa foi perdida na queima. Posicione a vela virada para baixo sobre uma bandeja de alumínio e repita o experimento. A vela deve estar a um ângulo de aproximadamente 70 graus da horizontal. Se o ângulo for excessivo a cerra derretida vai apagar a vela. Note qual vela queimou mais rápido e se as cores e formas foram diferentes. Posicione uma vela na horizontal e repita o experimento, posicionando as velas em uma jarra e deixando-as queimar completamente. Determine se a taxa de queima mudou dentro da jarra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível