Como são feitas as jóias de madrepérola?

Escrito por mercedes valladares | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como são feitas as jóias de madrepérola?
Crie suas próprias joias de madrepérola (necklace of mother-of-pearl image by Lucy Cherniak from Fotolia.com)

A madrepérola, também conhecida como nácar, é um revestimento iridescente encontrado no interior de certos moluscos. Moluscos encontrados em corpos de água salgada e doce, como o Golfo do México, o Golfo do Panamá e a Grande Barreira de Corais da Austrália produzem madrepérola secretando proteínas finas dentro das conchas. Desenhar joias com esta pedra preciosa hidratada, o que implica o corte, colagens e polimento, requer tanto cuidado quanto ferramentas diferentes em relação ao trabalho com outros materiais.

Outras pessoas estão lendo

Polimento de madrepérola com lixas

A maioria dos designers de joias dá polimento à madrepérola com lixas finas. Embora a lixa Grão 1000 seja melhor para polir, uma de no mínimo Grão 600 também funciona. A lixa deve também ser do tipo úmido e seco. Na medida em que cobre a madrepérola com água, lixe-a e limpe a água suja com um pano macio e limpo. Repita o procedimento até que a madrepérola esteja polida, geralmente mostrando um acabamento perolado ou iridescente. É muito importante usar uma máscara e óculos protetores ao lixar o material, pois o resíduo do polimento da madrepérola é prejudicial à saúde.

Compostos de polimento

Joalheiros também usam compostos de polimento, como o giz francês. Suas propriedades lubrificantes produzem um elevado brilho e lustre quando são usados no polimento. O giz francês, também conhecido como pedra talco, pedra-sabão ou esteatita, é um tipo de talco compactado de fina granulação.

Cortes

Costuma-se usar uma serra de joalheiro para cortar peças de madrepérola. Pedaços de madeira de refugo são frequentemente utilizados para apoiar as costas da concha. A madeira é colocada debaixo da madrepérola e segurada com braçadeiras na superfície de trabalho. Os cortes da serra delineiam a forma e o design das joias. Outras ferramentas, como furadeiras e brocas, também são utilizadas para o corte.

Marchetaria

Designers de joias muitas vezes utilizam técnicas de entalhe ou marchetaria para criar peças elaboradas, como pingentes de madeira e madrepérola. A combinação de madeira e madrepérola produz um contraste rico no design. Usa-se geralmente o lado liso da concha, ou lixa-se a concha até que a mesma esteja lisa. Após fresar a madeira, o designer irá embutir as peças de madrepérola e dispor o design dentro da madeira oca, usando cimento epóxi para fixá-las no lugar.

Madrepérola e adesivos

Criar o seu design de joias de madrepérola geralmente envolve outros materiais além do metal. Embora a maioria dos artistas utilize cimento epóxi, escolha uma marca que venha em duas partes separadas. Quando seco, o epóxi não libera nenhuma cor na água. Não use qualquer marca que possa colorir a água em um tom âmbar, pois isso irá alterar o seu design das joias. Esse produto é geralmente disponível em lojas de construção ou artesanato.

Cuidado e manutenção

A madrepérola é categorizada como uma pedra preciosa hidratada. Mantenha a joia em um lugar fresco e livre de umidade, calor extremo e contato direto com a luz solar. A superfície da madrepérola tende a rachar e se tornar quebradiça uma vez seca. Limpe sempre a joia com um pano úmido a cada duas ou três semanas para prevenir que a superfície resseque.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível