Como é feito um bom questionário

Escrito por brenda priddy | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como é feito um bom questionário
Todos os bons questionários tem características em comum (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Questionários fornecem informações sobre grandes grupos. Esses dados são utilizados em quase todas as áreas da vida, desde o design do logotipo de um refrigerante até o interesse por um novo procedimento médico. Empresas e fábricas podem aprender muito através dessas pesquisas. Nem todos os questionários são iguais. Alguns não manterão o interesse dos pesquisados, outros não resultarão em informações úteis. Bons questionários são pensados através de um processo específico de elaboração que maximiza seus benefícios.

Outras pessoas estão lendo

Propósito

Um bom questionário é feito para obter respostas para perguntas específicas. Se não estiverem presentes objetivos claros, as informações coletadas não terão qualquer serventia. Diferentes pesquisas respondem diferentes dúvidas porém todas devem ter um propósito. Por exemplo, uma empresa que esteja redesenhando seu logotipo pode querer saber como o novo logo faz com que os consumidores se sintam. Outra empresa pode precisar fazer uma pesquisa para saber quão ética a companhia parece ser aos olhos da comunidade.

Formato

O formato do questionário também é importante. Pode-se realizar uma entrevista por telefone, pessoalmente ouse disponibilizar um questionário online. Cada formato tem seus prós e contras. Dependendo do tipo de pergunta, algumas pessoas podem relutar em respondê-las pessoalmente ou por telefone. Considere o assunto da pesquisa e a idade das pessoas que responderão à pesquisa antes de optar por um formato.

Design das perguntas

As perguntas do questionário devem ser claras e concisas. Deve ser possível obter respostas específicas sobre o produto ou ideia através delas. As perguntas devem conduzir à uma opinião geral acerca do produto/ideia. Todas os questionamentos devem ser relacionados de alguma forma. Perguntas complicadas devem ser seguidas por perguntas que esclareçam quais informações estão sendo requisitadas. Faça o teste com um grupo pequeno e ajuste o necessário para que a versão final do questionário seja clara.

Estrutura

A estrutura do questionário também é importante. Informações básicas sobre o consumidor devem ser as primeiras perguntas ou estarem próximas ao início do questionário. Perguntas simples, básicas e interessantes devem estar no topo, para manter as pessoas interessadas e evitar que elas se sintam sobrecarregadas. No meio do questionário devem estar as perguntas mais importantes e no final outras questões básicas. Caso existam questões complicadas ou muito pessoais, transforme-as em perguntas fáceis de responder.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível