Como são feitos bonecos de vodu?

Escrito por julia drake | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como são feitos bonecos de vodu?
Um boneco vodu pode ser feito com farrapos das roupas da pessoa (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A imagem popular dos bonecos de vodu é de figuras humanas alfinetadas em feitiços para infligir dor aos outros; são frequentemente associados à magia vodu de Nova Orleans. De acordo com o livro "Voodoo Dolls in Magick and Ritual" ("Bonecos de vodu em rituais e mágicas", em português), de Denise Alvarado, bonecos de vodu são criados principalmente com propósitos benéficos, como cura ou encontrar o verdadeiro amor. Um boneco vodu é uma representação -- feita de diferentes materiais naturais -- de uma pessoa no centro de um feitiço e é feito normalmente de diferentes materiais naturais.

Tecido

Bonecos vodu podem ser feitos de tecidos de algodão natural. Duas figuras humanas idênticas são desenhadas em um pedaço de tecido e cortadas usando uma tesoura; os dois pedaços de tecido são costurados um ao outro com linha e agulha; uma abertura é deixada na cabeça do boneco para que ele possa ser enchido -- usando algodão, palha ou musgo espanhol. Um item pessoal da pessoa representada pelo boneco é colocado dentro dele, a cabeça é costurada e as características físicas podem ser acrescentadas através de costuras ou de desenhos.

Gravetos e musgo

De acordo com a autora de "Voodoo Dolls in Magick and Ritual", os bonecos de vodu feitos de musgo podem ser encontrados no French Quarter (bairro francês) de Nova Orleans e são geralmente usados para curar ou enfeitiçar. Para fazer um boneco vodu de musgo, dois gravetos encontrados perto da pessoa são dispostos em forma de cruz e amarrados usando um pedaço de barbante; a cruz é enrolada usando musgo espanhol e este é enrolado usando tiras de tecido de cinco centímetros. O tecido pode ser afixado ao musgo usando cola de tecido. Fazem-se os detalhes colando penas à cabeça ou costurando/colando botões para dar feições ao boneco.

Argila e cera

Bonecos vodu também podem ser feitos de argila; segundo o livro "Voodoo Rituals: A User's Guide" ("Rituais vodu: guia do usuário", em português) de Heike Owusu, essa era a forma original de fazê-los. Os bonecos tem corpos ocos aos quais são acrescentados coisas da vítima, como cabelos, unhas ou secreções corporais. Em Nova Orleans, é comum fazer a cabeça do boneco usando argila da toca de uma lagosta. Cera de vela também pode ser moldada na forma de uma pessoa; é possível também entalhar o nome da pessoa na cera ou adicionar objetos pessoais antes que endureça.

Outros materiais

Se você precisa fazer um boneco de vodu rapidamente, é possível desenhar à mão livre uma figura humana em um papel branco, acrescentar símbolos e o nome ou foto da pessoa representada. Em vez de fazer o boneco usando gravetos, é possível enrolar o musgo ao redor de dois ossos de galinha em forma de cruz; contas podem ser coladas ao rosto para fazer os olhos. Carpinteiros habilidosos podem entalhar o boneco em madeira, que é então pintada com as características físicas da pessoa que representa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível