Mais
×

Que feitos colaterais podem ocorrer com a parada de imipramina?

Atualizado em 13 junho, 2017

Imipramina (Tofranil) é um medicamento normalmente utilizado para tratar a depressão. Algumas vezes é utilizado em pequenas doses para o tratamento de enurese noturna em crianças. Se a imipramina for interrompida abruptamente, inúmeros efeitos colaterais podem ocorrer.

A parada de imipramina pode resultar em diversos efeitos colaterais (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Efeitos fsicos

Efeitos colaterais físicos que podem ocorrer quando existe a parada da administração do medicamento incluem dor de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos, insônia e uma sensação geral de mal-estar. Mesmo não sendo perigosos, esses sintomas são bastante desagradáveis.

Alguns sintomas podem não ser perigosos mas incomodam muito (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Efeitos mentais

Efeitos mentais secundários que podem ocorrer incluem irritabilidade, depressão, e aumento em outros sintomas psiquiátricos. Em alguns casos, esses efeitos colaterais mentais podem ser perigosos, e os pacientes podem se tornar suicidas se a depressão for severa.

Depressão pode ser um efeito secundário muito sério (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Efeitos colaterais em crianças

As crianças que estão sendo tratados para enurese e são abruptamente retiradas do tratamento com a imipramina podem começar a retornar com o problema de liberação de líquidos durante a noite.

O problema pode retornar com a retirada dos medicamentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Prevenindo sintomas

Para evitar os sintomas de abstinência, doses da imipramina são reduzidas gradualmente. Os pacientes não devem parar de tomar o medicamento de uma vez e devem consultar um médico antes de interromper o tratamento.

Um médico sempre deverá ser consultado (Pixland/Pixland/Getty Images)

Tratando os sintomas

A maioria dos sintomas de abstinência não necessitam de tratamento. Eles vão simplesmente desaparecer com o tempo. Se os sintomas forem graves, o médico pode aumentar a dose novamente e diminuí-lo mais lentamente. Sintomas tais como aumento da insônia e depressão podem ser tratados com outros medicamentos, se necessário.

O médico irá lhe orientar sempre (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article