Ferramentas para dar bordas a gramados

Escrito por john vincent | Traduzido por lucas silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas para dar bordas a gramados
Existem diversas formas de delinear a grama (Grass has crept more than a half-inch onto this sidewalk. Photo by J.D. Vincent)

Fazer uma borda em gramados que beiram calçadas, estradas e canteiros forma uma linha bem definida e elegante e dá ao visual do gramado um ar de formalidade. Existem muitas formas de se fazer isso, seja com equipamentos elétricos, ferramentas manuais e até produtos químicos, cada um com seus custos e benefícios. Essa sobreposição da grama sobre pontos indesejáveis pode ser de algumas folhas até a criação de raízes sobre a calçada. Fato é que quanto mais grossa a planta que precisa ser aparada, mais esforço você terá de fazer para realizar a tarefa.

Outras pessoas estão lendo

Ferramentas tradicionais

A maneira mais simples de aparar grama sobressalente é usando uma pá na região onde a relva se encontra com a pavimentação, calçada ou canteiro. Use a pá de forma a cortar as folhas e possivelmente matar a grama próxima a borda. Pá com a extremidade reta é a melhor em relação as que têm a ponta semicircular, pois aquela tem um contorno mais apropriado para delimitar e pode alcançar maior profundidade sem danificar partes indesejadas do gramado.

Ferramentas para dar bordas a gramados
Usar pás retas pode ser melhor

Ferramentas manuais especiais

Lâminas circulares funcionam como cortadores para aparar a grama ao longo da borda de uma superfície dura. Quando utilizada, a roda gira uma serra circular dentada que passa por uma lâmina fixa para cortar grama. Lâminas circulares são boas para manter a grama delimitada, mas podem não ser tão eficazes caso a planta seja grossa, emaranhada ou com muitas raízes.

Existem muitos tipos de delimitadores de pisar, mas todos usam do mesmo princípio: uma lâmina ligada a um cabo é forçada contra a grama usando as pernas e o peso do corpo do usuário. Os modelos básicos são pouco mais do que lâminas retas, e os de melhor qualidade são mais afiados, com fio curvado e área melhorada para os pés.

Ferramentas para dar bordas a gramados
Lâminas circulares e ferramentas de pisar

Ferramentas elétricas

Para qualquer tarefa maior do que delimitar um canteiro doméstico, usar ferramentas mais poderosas é natural e sábio. Algumas pessoas usam cortadores elétricos de grama com fio, obtendo resultados diferentes. Usar esse tipo de ferramenta pode danificar partes que você desejaria manter intactas. Mas a vantagem é que um usuário com mãos firmes pode aparar a relva rapidamente e com pouco esforço. Já que o fio pode acertar repetidamente superfícies duras, lembre-se de substitui-lo frequentemente.

Cortadores elétricos de gramado estão disponíveis em lojas de ferramentas, para alugar, e podem frequentemente ser encontrados em lojas de construção. Esses delimitadores podem ter a melhor relação custo-benefício. Por aproximadamente quatro vezes o valor de um cortador manual, você pode obter um cortador elétrico que economizará horas de trabalho. Você provavelmente conseguirá fazer mais manutenções no gramado quando necessário. Cortadores elétricos têm lâminas planas que se parecem muito com cortadores de grama tradicionais. Lâminas para substituição são fáceis de serem encontradas e custam aproximadamente R$ 21.

Ferramentas para dar bordas a gramados
Ferramentas elétricas economizam tempo (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Ferramentas de combustão

Delimitadores que funcionam com gasolina usam o mesmo princípio da lâmina vertical giratória dos delimitadores elétricos mas são mais potentes e diminuem o tempo de trabalho de forma significativa. Por terem o dobro do preço das ferramentas elétricas, são mais usados por empresas de paisagismo e proprietários de grandes áreas. Ferramentas elétricas e de combustão estão disponíveis em lojas de aluguel, lojas de ferramentas e de jardinagem.

Ferramentas para dar bordas a gramados
Economia de tempo é muito importante

Delimitar com produtos químicos

Produtos químicos podem ser usados para delimitar gramados. Compostos que são capazes de matar grama e ervas são borrifados nas áreas que devem ficar sem plantas. A grama morrerá e se decomporá em semanas deixando uma borda limpa. De acordo com a Universidade Estadual de Agricultura da Louisiana, Estados Unidos, aparar com substâncias químicas dura mais do que usar ferramentas mecânicas e é um processo que não precisará ser repetido frequentemente. Quando pensar em fazer bordas usando herbicidas, lembre-se que acidentes podem ocorrer e você pode eliminar parte do gramado.

Ferramentas para dar bordas a gramados
Muito cuidado ao usar produtos herbicidas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível