Ferramentas para madeira: formão

Escrito por rob callahan | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas para madeira: formão
Formões vêm em uma variedade de tamanhos e formas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Formões são ferramentas importantes para um marceneiro. Eles podem ser usados para a raspagem superfícies ásperas ou cola e para cortar os cantos e sulcos na superfície da sua madeira. Em esculturas artísticas, essas ferramentas permitem que o artista molde a escultura e crie detalhes finos no produto acabado.

Formões

Formões vêm em uma variedade de tamanhos, com alguma variação na forma. Um cinzel típico tem uma ponta larga, achatada e afiada, que entalha ou suaviza a superfície da madeira. Os arredondados ou em forma de V permitem que o usuário esculpa formas específicas e outras formas especializadas. Formões de alta qualidade duram mais do que ferramentas baratas, fazem um trabalho melhor e exigem menos afiações.

Ferramentas para madeira: formão
Um marceneiro esculpe uma superfície de madeira (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Malhos e martelos

O carpinteiro impulsiona o cinzel sobre a madeira batendo a parte de trás do cabo. Impulsione cinzéis resistentes com cabos mais duros, usando um martelo, mas os com cabos de plástico requerem um golpe mais suave. Para formões mais frágeis e trabalho delicado, um malho de borracha ou de madeira vai seguramente fornecer a força necessária para o trabalho. Mas um martelo de metal contra um cinzel mais forte irá fornecer mais força e fazer o trabalho andar mais rapidamente.

Ferramentas para madeira: formão
Um malho de madeira fornece mais sutileza do que um martelo pesado de metal (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Detalhes finos ou microentalhe

Escultores de madeira que necessitam criar esculturas com detalhes finos podem trabalhar com uma variedade de cinzéis ou talhadeiras. Dependendo da profundidade e da extensão do detalhe, o entalhador pode empurrar um cinzel com a mão ou manipulá-lo de uma forma semelhante à que se usa com uma faca de trinchar. Eles também podem usar martelos menores para impulsionar a ferramenta.

Ferramentas para madeira: formão
Uma escultura de madeira finamente esculpida, criada com cinzéis especializados e ferramentas de escultura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pedra de amolar

Quando os formões ficam sem fio, eles arranham as superfícies de madeira. Uma pedra de amolar, com uma face grossa e a outra fina, pode refazer sua afiação. Marceneiros afiam seus cinzéis em um ângulo de 25 graus, empurrando-os sobre a pedra, usando um movimento circular enquanto empurram a ferramenta para frente e aliviando a pressão à medida que a trazem de volta. Uma vez afiado o formão, ele está pronto para ser usado novamente. Se você precisa de um cinzel muito afiado, amole-o até ter um fio de navalha em um pedaço de couro, depois de afiá-lo na pedra de amolar.

Ferramentas para madeira: formão
Uma pedra de amolar feita para afiar uma variedade de ferramentas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível