Mais
×

Ferramentas usadas pelos engenheiros mecânicos

Engenheiros mecânicos usam diversos tipos de ferramentas de auxílio para prepararem desenhos técnicos, testarem e verificarem equipamentos e controlarem a produção do maquinário. Os engenheiros mecânicos são treinados para usar essas ferramentas com precisão em várias áreas, incluindo locais de trabalhos fechados, instalações externas e por meio de pesquisas.

Muitas ferramentas usadas por engenheiros mecânicos exigem conhecimentos matemáticos (engineer's ruler on black marble image by phizics from Fotolia.com)

Prensa de conformação a frio

Essa ferramenta é usada quando os engenheiros mecânicos estão trabalhando com deposição fundida de máquinas de modelagem e rápidos sistemas de processo térmico. A prensa de conformação a frio funciona verticalmente em uma plataforma. É usada para perfurar matrizes e energia hidráulica e para criar peças de acabamentos. A conformação de chapas pode ser feita manualmente ou com um sistema de alimentação automática.

Semelhante a um molde, a prensa de conformação a frio converte o metal laminado em peças acabadas (machine image by Pali A from Fotolia.com)

Medidores de fluxo

Os engenheiros usam os medidores de fluxo para medir massa e volume de líquidos e gases. Os engenheiros mecânicos determinam se há vibrações ou campo magnéticos através do medidor de fluxo. Além disso, tais ferramentas podem ajudar a determinar a quantidade de fluxo minima e máxima de cada aplicação. Medidores de fluxo incluem velocímetros por imagem de partículas digital e anemômetros "laser doppler".

Engenheiros mecânicos medem a vazão de liquidos e gases com medidores de fluxo (liquid metal image by Robert Kelly from Fotolia.com)

Isoladores de vibração

Essa ferramenta é usada para prevenir a vibração durante a produção das máquinas. As vibrações podem causar dano ou até prejudicar o equipamento. Os isoladores mantêm a frequência baixa, proporcionando uma menor intensidade de vibração. Uma versão especifica desses isoladores de vibração tem rigidez negativa, ajudando a diminuir a compressão da pré-carga da máquina, o que reduz a frequência para um rendimento mais elevado.

Os isoladores de vibração detectam as vibrações e baixam a frequência durante a produção (Sound frequence image by UBE from Fotolia.com)

Sistema de processamento de semicondutores

Engenheiros mecânicos usam essa ferramenta para transferir dados de forma segura e processar artigos como circuitos "wafers", monitores de tela plana e disco de dados. Os engenheiros também podem testar e consertar problemas com essas ferramentas durante o processo de fabricação. Os sistemas de processamento de semicondutores incluem revestimento de rotação, sistemas de "wafer bonding" e "wire bonding".

Artigos de semicondutores são processadas por essa ferramenta de engenharia (circuit board image by Gale Distler from Fotolia.com)

Software para computadores

O software de computador fornece um visual para ferramentas e maquinários projetados através de aplicações analíticas e científicas para engenheiros mecânicos. Os softwares usados por esses profissionais são "Ladder Logic", "AutoCad", "Microsoft Visual Basic" e o "MATLAB".

Engenheiros mecânicos usam softwares durante seus projetos (compact discs image by tim elliott from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article