Mais
×

Como fazer fio de sisal

Fazer corda e barbante eram habilidades universais na pré-história. As cordas eram feitas de cascas de árvores, fibras vegetais, cabelos, cipós e outros materiais encontrados no ambiente. O barbante é uma simples corda de fibras enroladas e o sisal é um material fibroso vindo da agave sisalana, ou sisal. Essa planta é utilizada para fazer barbante e cresce no Brasil, na Tanzânia, no Haiti e nas Filipinas. As folhas do sisal crescem mais de 1 m e a planta possui fibras grossas e duras, que são ideais para fazer cordas e barbantes. Faça rolos você mesmo enrolando as fibras com a mão.

Instruções

A linha de sisal é feita de folhas da família agave (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Corte uma planta sisal de três anos. Bata as folhas para rasgar e tirar as fibras de dentro das folhas com a pedra arredondada. Pode ser mais fácil fazer isso na água. Os nativos americanos batiam as plantas da família agave em córregos e rios.

  2. Pendure as fibras no sol para secar. Depois de secas, bata as fibras e penteie-as com o pente de aço.

  3. Peneire as fibras em grupos gerenciáveis. Coloque as de comprimentos iguais juntas. Amarre um pequeno nó no fim de três fibras sisal.

  4. Peça para um ajudante segurar o nó, mantendo a tensão todo o tempo. Peça para outros dois ajudantes segurar uma fibra cada um, enquanto você segura outra.

  5. Torça as fibras no sentido horário individualmente, cada pessoa torcendo na mesma direção e mantendo a tensão o tempo todo. Torça todas as três fibras juntas na direção oposta, mantendo a tensão. Você pode utilizar a outra mão para certificar-se que a torção seja a mesma.

  6. Torça mais algumas fibras para aumentar o comprimento do barbante. Depois, torça as três fibras na direção oposta para criar o barbante.

Dicas

  • Você pode usar linha ou barbante destorcido comprado em lojas para esse projeto.
  • Você pode usar outros três materiais ou encontrar agave no local para transformá-la em barbante.
  • Esse é um bom projeto para crianças ou escoteiros.

Aviso

  • Tome cuidado quando bater as folhas de sisal para tirar as fibras. Algumas plantas agave são afiadas, cuidado para não se cortar.

O que você precisa

  • Planta ou fibras de sisal
  • Pedra arredondada grande
  • 3 ajudantes
  • Pente de aço
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article