Como usar as físicas do Blender

Escrito por mark keller | Traduzido por arthur sa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar as físicas do Blender
Utilizando a física no Blender

Além de ser capaz de modelar, renderizar e animar cenas em 3D com o Blender, você também pode automaticamente simular a física, para uso em jogos e vídeos animados. Pode ser difícil de descobrir por conta própria, mas uma vez que você saiba como usar a física do Blender, simular interações entre objetos sólidos é fácil.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programa de código aberto Blender 3-D
  • Um mouse de 3 botões

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Se você nunca usou o Blender antes, dê uma olhada no Guia de início rápido do Blender (ver Referências) para aprender o básico.

  2. 2

    Crie um plano. Pressione a barra de espaço enquanto o cursor do mouse está na janela 3D, e escolha Mesh, e então Plane no menu Add. Redimensione-o pressionando a tecla S e movendo o mouse. Clique com o botão esquerdo do mouse quando ele atingir o tamanho desejado.

  3. 3

    Mude para a vista frontal (pressione 1 no teclado numérico), e pressione Z para mudar o ponto de vista para a estrutura de arame. Isto irá permitir que você veja melhor o plano a partir do ângulo atual. Clique com o botão direito do mouse sobre o cubo para selecioná-lo e arrastá-lo para cima.

  4. 4

    Volte para a visão de topo e crie outro plano, bem como uma esfera (a partir do menu Add, escolha Mesh, e então UVsphere). Aumente a dimensão do novo plano, mas apenas ao longo do eixo horizontal da tela. Segure o botão do meio do mouse, enquanto redimensiona para restringir a deformação.

  5. 5

    Agora vá para a visão lateral novamente para concluir a configuração da cena. Mova a esfera para cima e para o lado, e posicione o plano longo e estreito abaixo dela. Gire o plano com a tecla R, para formar uma rampa inclinada para baixo em relação a grande superfície plana.

  6. 6

    Configure as propriedades físicas de todos os objetos. Pressione F4 para alterar a janela de botões no painel lógico, e aperte o botão Actor para os dois planos. Isso os fará objetos fisicamente sólidos. Faça o mesmo para o cubo e a esfera, mas também ligue as propriedades de corpo dinâmico e rígido - isso os tornam afetados pela gravidade e outras forças, e lhes permitem cair e rolar. Clique no botão Bounds logo abaixo de Actor, e defina a forma da caixa delimitadora em "sphere" para a esfera, e "box" para o cubo.

  7. 7

    Tendo acabado de colocar a física, é hora de executar a simulação. Pressione Shift-Z para mudar da visão de arame para a visão sombreada, arraste a janela do 3D com o botão do meio do mouse para obter um ângulo de visão melhor, e pressione 5 no teclado numérico para ligar a perspectiva. Pressione P para iniciar a simulação, e divirta-se! Quando você terminar, pressione a tecla Esc para voltar para a janela 3D regular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível