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Como fazer um fluxograma no Excel

Atualizado em 17 abril, 2017

O Excel é um excelente aplicativo do Office e pode ser usado para dar toques visuais a seus arquivos. Você pode fazer tabelas, gráficos e tabelas dinâmicas para apresentar os dados que você está trabalhando. Você pode também usar o Excel para criar fluxogramas, que mostram como algo progride ou funciona. Adicionar um fluxograma a uma planilha já existente do Excel pode gerar impactos futuros. Ou então você pode criar um fluxograma em uma nova planilha, como um arquivo independente.

Instruções

As opções visuais do Excel podem deixar seus trabalhos mais atrativos (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Faça com que a barra "Drawing" (desenho) fique visível no Excel 2003. Para isso, vá ao menu "View" (visualizar) e escolha "Toolbars" (barra de ferramentas). Clique na opção "Drawing" (desenho) e a barra ficará visível na parte inferior da janela. No Excel 2007, vá na aba "Insert" (inserir) e, então, busque a opção "Illustrations" (ilustrações).

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  2. Clique em "AutoShapes" (formas automáticas) no Excel 2003 e escolha "Flowchar" (fluxograma). Clique no primeiro modelo que deseja usar e clique na planilha para colocar no local apropriado. No Excel 2007, clique no botão "Shapes" (formas) e escolha o modelo que deseja usar entre os disponíveis. Clique na planilha e posicione o fluxograma. Para melhores resultados, inicie seu fluxograma próximo à parte superior da planilha, mas deixe algumas linhas em caso de precisar escrever algo acima.

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  3. Adicione mais formas a seu fluxograma da mesma maneira. Você precisa ter uma forma para cada passo do processo. A posição da forma dependerá de quando o passo ocorre, também de como você decide executar mais um passo. Por exemplo, se o passo 1 é uma pergunta de sim ou não como resposta, você pode colocar "sim" em uma forma que fica para baixo e para direita da primeira forma, e "não" para baixo e esquerda. Dê um clique com botão direito do mouse em cada fórmula e escolha a opção "Add Text" (adicionar texto) para adicionar as informações que desejar.

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  4. Adicione conectores entre as formas. No Excel 2003, clique no botão "AutoShapes" (formas automáticas) e clique em "Connectors" (conectores). Escolha um conector e clique na primeira forma. Arraste-a para o lugar, conectando as duas formas. No Excel 2007, escolha um conector no menu "Shapes" (formas). Conecte todas as formas que julgar necessárias.

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  5. Altere as formas para ficarem mais interessantes e com efeitos. Dê um clique com o botão direito e escolha "Format Shape" (formatar forma) ou "Format AutoShape" (formatar forma automática). Na aba "Front" (frente), você pode escolher uma fonte diferente, alterar o tamanho ou cor da fonte e adicionar efeitos. Na aba "Alignment" (alinhamento), você pode centralizar seu texto. Na aba "Colors and Lines" (cores e linhas), você pode preencher a forma com uma cor ou outro efeito de preenchimento. Se tiver terminado de fazer as alterações, clique em "OK".

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  6. Salve seu trabalho. Você pode usar o atalho "Ctrl+S" do teclado. Imprima se julgar necessário.

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Recursos

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