Como focar um vídeo desfocado

Escrito por rianne hill soriano Google | Traduzido por rafael zeringota
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como focar um vídeo  desfocado
É possível melhorar o foco de um vídeo embaçado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você filmou um vídeo, e precisa usá-lo, especialmente se não é possível filmar de novo para obter uma resolução mais alta, você pode melhorar a qualidade dele usando programas de edição ou retoque. Porem, até os melhores programas só melhoram a gravação até certo ponto. Eles não conseguirão transformar um vídeo de baixa qualidade em belas imagens focadas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programa de edição ou retoque de vídeos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Passo 1

  1. 1

    Escolha um programa de edição de vídeo como o Final Cut Pro, Vegas Pro ou Adobe Premiere Pro ou um programa de retoque como o Topaz Enhance, Video Enhancer ou Enhance Movie para focar seu material de vídeo borrado.

    Como focar um vídeo  desfocado
    Passo 2 (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)
  2. 2

    Importe o vídeo desfocado para o programa selecionado. Apesar da localização dessa função variar de programa para programa, ela está geralmente no menu "File" (Arquivo). Espere até que o vídeo importado apareça na "Import Window" (Janela de importados) de seu programa.

    Como focar um vídeo  desfocado
    Passo 3 (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)
  3. 3

    Arraste seu vídeo da área "Import Window" (Janela de importados) para "Editing Timeline" (Linha do tempo de edição).

    Como focar um vídeo  desfocado
    Passo 4 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. 4

    Destaque o vídeo em preparação para o processo de focagem.

    Como focar um vídeo  desfocado
    Passo 5 (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  5. 5

    Clique no botão "Sharpen" (Focar) de seu programa. Ele geralmente está em "Video Filters" (Filtros de Vídeo), "Video Effects" (Efeitos de Vídeo) ou "Tools" (Ferramentas). Essa função geralmente está no mesmo lugar de "Blur"(Desfocar), "Brightness" (Brilho), "Contrast" (Contraste) e "Saturation" (Saturação). Para programas de edição de vídeos, você pode obter plugins para focar o vídeo. Se quiser usar essa opção, selecione o botão ou a aba "Plugins" do menu ou caixa de ferramentas de seu programa.

    Como focar um vídeo  desfocado
    Passo 6 (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  6. 6

    Espere até que o controle "Sharpen" (Focagem) apareça em uma janela separada, depois utilize o slider disponível para aumentar ou diminuir o foco de seu vídeo. Alguns programas também oferecem um espaço onde você pode digitar o valor do foco que você deseja. Use a janela "Preview" (Pré-visualizar) para determinar o quanto do efeito de foco você precisa para melhorar a qualidade do seu vídeo. Observe que foco demais pode levar a defeitos digitais que não irão melhorar seu vídeo. Quanto menos qualidade no seu vídeo original, menor vai ser a melhoria visual que você poderá fazer no produto final.

    Como focar um vídeo  desfocado
    Passo 7 (Comstock/Comstock/Getty Images)
  7. 7

    Salve o seu arquivo, depois aplique todas as mudanças. A função "Render" (Aplicar) é tipicamente localizada em um menu "Render", que exibe funções como "Render All" (Aplicar a todo), "Render Audio" (Aplicar ao áudio) e "Render Video" (Aplicar ao vídeo). Isso possibilita você usar a função que melhor se encaixa à sua necessidade. O "Rendering" se refere a gerar uma imagem final partindo da original, incorporando todas as edições e efeitos que você aplicou no vídeo.

    Como focar um vídeo  desfocado
    Passo 8 (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  8. 8

    Exporte o vídeo no formato desejável, se necessário. Este é o passo final na edição de um vídeo quando um programa de edição de vídeos está sendo usado. Alguns programas podem simplesmente pedir para salvar e aplicar (rendering) para obter o seu produto final: o vídeo focado.

    Como focar um vídeo  desfocado
    Dicas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • É possível que seu vídeo original tenha que ser convertido em um formato compatível antes que possa ser usado em algum programa de edição ou retoque. Porém, a maioria reconhece formatos populares como MOV, WMV, AVI e MP4. Se você precisar converter seu arquivo de vídeo, use um programa específico de conversão de vídeos. Muitos deles estão disponíveis de graça ou para comprar on-line.
  • Apenas se o desfoque do vídeo original for mínimo, haverá uma boa chance de que a afiação melhore o vídeo, até quando visto em uma tela maior.
  • A vantagem de um programa de edição de vídeo é que você pode controlar e editar quando quiser (cortar, adicionar material ou botar qualquer efeito especial disponível no programa) ao invés de só afiá-lo. Porém, um programa de edição requer mais tempo até que você obtenha seu vídeo final. Primeiro você terá que "aplicar" (render) o vídeo, depois exportá-lo; isso pode demorar de alguns minutos até algumas horas. Vai depender do tamanho do vídeo e quantos efeitos foram aplicados, além das especificações técnicas de seu PC. A vantagem de um programa de retoques é que você pode obter o resultado desejado mais rápido. O ideal é que você não tenha re-editar o seu vídeo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível