Família

Formas caseiras de desodorizar a caixa de areia do gato

Escrito por amie sugat | Traduzido por erika f. curto
Formas caseiras de desodorizar a caixa de areia do gato

Aprenda alguns métodos para desodorizar o ambiente onde fica a caixa de areia de seu gato

BananaStock/BananaStock/Getty Images

O odor da caixa de areia é um problema que os amantes de gatos precisam enfrentar. Felizmente, ele pode ser combatido efetivamente usando técnicas de limpeza e desodorização adequadas. Para tanto, a areia, a caixa, o ar e o chão do ambiente devem ser igualmente tratados. O odor da urina, seja de gatos, cachorros, outros animais ou humanos, vem de dois componentes básicos: a urobilina e o ácido úrico. A urobilina é uma substância grudenta, que dá à urina sua cor. O ácido úrico contém sais, cristais e o cheiro de amônia. A maioria dos produtos de limpeza fazem com que essas substâncias se solidifiquem, consequentemente, a urina se impregna no material que tiver contanto com ela.

Vinagre branco

O vinagre é indicado para todos os tipos de projetos de limpeza e pode eliminar cheiros de urina também, se usado devidamente. Sempre que esvaziar a caixa de areia, lave-a e pulverize-a com uma solução de três partes de vinagre para uma parte de água. Permita que seque antes de adicionar a areia nova.

Bicarbonato de sódio

Caso a caixa de areia vazia ainda esteja cheirando mal após uma ou duas sessões com o vinagre, experimente pulverizar o fundo com a solução de vinagre, espalhar uma fina camada de bicarbonato de sódio e deixar secar. Coloque a caixa sobre o bicarbonato de sódio. Lave-a e raspe o bicarbonato de sódio na próxima vez que a areia for trocada, e repita o processo.

Soluções de enzima

Diversas soluções de enzima para controle do odor são comercializadas. Elas normalmente são orgânicas e seguras para animais e crianças, e podem ser compradas com poder máximo ou pré-diluídas num frasco. Caso compradas em seu poder máximo, dilua uma parte do produto de enzima em três partes de água destilada, e coloque-o em um borrifador. Pulverize-o no local onde a caixa foi lavada, na caixa vazia e no chão ao redor da caixa, e deixe-o secar. Use água destilada para diluir o produto, ou as enzimas poderão reagir com os poluentes e sedimentar na água potável, o que poderia reduzir a eficácia do produto.

Produtos de madeira

O pinho remove odores. Porém, muitos gatos não gostam da sensação da madeira sob suas patas. Experimente misturar apenas um punhados de grânulos de pinho à areia comum do gato.

Limpe diariamente

Além das pedrinhas de argila, existem areias para gatos feitas de trigo, milho e jornal, que podem desempenhar uma melhor performance na absorção dos odores. Os odores podem ainda ser evitados revolvendo a areia todas as vezes que você adentrar no ambiente. Isso significa de duas a três vezes por dua. Uma caixa de areia automática ou um filtro podem facilitar a tarefa.

Truques para areia de pedras

As areias comuns podem parecer limpas e secas, enquanto a urina fica no fundo da caixa, liberando odores por todo o ambiente. Combata o mau cheiro usando uma pequena quantidade de carbono ativado ou grânulos absorventes de amônia, normalmente encontrados em lojas de produtos veterinários para o sistema de filtragem de aquários. Algumas marcas produzem grânulos finos. Apenas um punhado, ou uma xícara dessa mistura, em uma caixa de tamanho comum ou grande de areia, pode ajudar a absorver os odores e a amônia encontrada na urina.

Truques para o chão

Mais odores são removidos quando não só a caixa de areia é limpa, mas também o chão e a parte debaixo da caixa. O vinagre diluído ou spray de enzimas agem dissipando os odores. Depois de secos, um sabão de pinho ou em óleo pode ser usado para limpar o chão, para que o gato associe o cheio das enzimas do vinagre à caixa e o produto de limpeza, ao chão.

Truques para o ar

Ao limpar a caixa de areia e a área ao redor dela, o mau cheiro pode permanecer no ar, mesmo que a caixa e o chão estejam desodorizados. O odor desagradável pode ser combatido usando purificador de ar e um sistema de vedação e filtragem de carbono. Deixe uma unidade sempre ligada no ambiente, para remover o cheiro constantemente e impedir que ele se espalhe. O ar pode ser tratado deixando uma tigela com água com algumas gotas de um ou dois óleos essenciais. A água deve ficar em um lugar onde o animal não possa bebê-la, para que não fique doente ao ingerir as essências. Entre as opções eficazes para controlar o odor estão: lavanda, limão, lima, laranja, pinho, cedro, bergamota, melaleuca e eucalipto. Use vinagre e óleos essenciais para criar um desodorizador de ambientes e combater os odores. Misture uma parte de vinagre branco ou de maçã, dez partes de água destilada e dez gotas de um óleo essencial, como os mencionados acima. Ao terminar de limpar o ambiente, pulverize essa mistura no ar e nos tecidos, como cortinas do chuveiro e das janelas.

A dieta

Os odores da caixa de areia, especialmente os fecais, podem ser amenizados alterando a dieta do gato. Rações contendo grandes quantidades de grãos, peixe, carne e carboidratos podem deixar odores remanescentes, pois são digeridas indevidamente pelo gato. Escolher rações que contenham probióticos, enzimas e aves pode fazer milagres sobre o odor urinário e fecal na caixa de areia.

Produtos desodorizantes para a caixa de areia

Existem diversos produtos desodorizantes para a caixa de areia no mercado. Eles normalmente possuem bicarbonato de sódio, cristais que absorvem amônia e enzimas. Os desodorantes funcionam quando usados apropriadamente, mantendo a caixa de areia limpa entre as mudanças semanais. Nunca use produtos de limpeza caseiros, amônia, talco de bebê, desodorizantes de ambientes ou de carpete, pois eles causam sérios problemas de saúde ao gato. O pó do talco e a poeira destes produtos pode entrar nos pulmões do animal, causando doenças respiratórias, alergias e câncer. Além disso, quando o gato os lambe de suas patas, eles podem entrar na corrente sanguínea e causar supressão imunológica, falência de órgãos, câncer ou distúrbios digestivos. Só use produtos desodorizantes destinados a animais de estimação.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media