Formas criativas de apresentar projetos escolares

Escrito por erica loop | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas criativas de apresentar projetos escolares
Desenvolva uma apresentação criativa de projetos (school supply image by robert mobley from Fotolia.com)

Projetos escolares não precisam ser chatos e desinteressantes. Ao invés de ficar em pé na frente da turma e ler algumas anotações em um cartão, os estudantes podem tentar uma ideia mais criativa para apresentação. Seja criativo, planeje um fôlder colorido, um portfólio de aspecto profissional ou use multimídia em sua apresentação. Os professores apreciarão o esforço posto no projeto e os colegas gostarão da forma interessante como o assunto foi abordado.

Outras pessoas estão lendo

Fôlder

Por décadas, o fôlder tem sido um componente básico em apresentações escolares. Normalmente são feitos em papel cartão ou outro papel grosso e podem ser comprados em papelarias ou lojas de produtos artesanais. Os estudantes podem criar três painéis e fixar (usando cola ou fita adesiva) pôsteres, desenhos, depoimentos escritos e fotografias no centro e dos lados. Para ficar ainda mais criativo, tente escolher um fôlder brilhante ou use um estêncil para fazer recortes e decorar os lados. Por exemplo, em uma apresentação sobre o ciclo de vida da lagarta, crie um fôlder com bordas de asas de borboleta ou insetos cobertos com glitter colorido. Outra opção é fazer um fôlder mutável; use velcros no fôlder e nos itens a serem colados. Isso permitirá a remoção e o reposicionamento dos itens mostrados ou irá mudá-lo completamente para outra apresentação.

Apresentação em portfólio

Artistas, arquitetos e outros adultos em diversas profissões criam portfólios como uma forma de mostrar talentos e realizações anteriores. Os alunos podem criar uma apresentação em estilo portfólio que narre um projeto específico ou o valor de um semestre de trabalho. Comece com um simples fichário. Encontre um com folhas de plástico ou que tenha um bolso frontal. Crie uma capa interessante que represente o tema do portfólio. Por exemplo, se o trabalho enfoca importantes personagens históricos, como um presidente, desenhe um retrato usando marcadores e lápis coloridos. Escreva ou digite um título para o trabalho e coloque-o dentro do bolso frontal do fichário. Reúna infirmações importantes para o portfólio. Seja criativo e use diferentes recursos. Pode incluir trabalho escrito como relatórios de pesquisa e dissertações, fotografias, cópias de documentos históricos ou científicos, desenhos de autoria própria ou pinturas, além de outros itens relacionados. Use folhas plásticas transparentes em tamanho que se encaixe no fichário, para armazenar os artigos. Quando o portfólio estiver pronto, vai ver o quanto é fácil prepará-lo. Faça as seguintes perguntas para verificar se está tudo correto: "está organizado em ordem cronológica?" e "são necessários mais materiais de apoio ou explicações escritas?".

Apresentação com multimídia

Combine tecnologia e métodos de exibição tradicionais para obter uma apresentação mais interessante. Comece com um simples PowerPoint sobre o assunto usando uma versão atualizada padrão de apresentação de slide (pode ser necessário um notebook). Escolha um tema baseado no projeto e selecione cores, fontes e outros visuais baseados no assunto. O PowerPoint 2007 permite aplicar um estilo pré-selecionado ou personalizar uma única versão. Além disso, pode ser adicionada textura ou imagem de plano de fundo em cada slide. Crie uma apresentação especial extra acrescentando música temática tocada em um CD player, cartazes com desenhos manuais ou um quadro de exibição com informações escritas e fotografias. Todos os itens de exibição escolhidos devem integrar o conceito geral da apresentação do projeto. Se o aluno criar uma apresentação sobre a Declaração da Independência, pode preparar um PowerPoint que destaque os fatos importantes, usar músicas que retratem o período e fazer com que um pôster da Declaração da Independência pareça verdadeiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível