Como formatar um romance no InDesign CS4

Escrito por mike guilmette | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como formatar um romance no InDesign CS4
Criar um livro costumava ser difícil, mas atualmente é fácil editar um por conta própria (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Escrever um grande romance é o sonho de muitos aspirantes a escritores, mas decidir a aparência do livro, é, literalmente, uma ideia secundária. Grandes editoras geralmente cuidam da diagramação das obras, mas alguns autores independentes preferem fazer a formatação por conta própria e entregar o trabalho pronto para a gráfica. Pode-se usar basicamente qualquer programa de editoração para fazer isso, mas as versões mais recentes do Adobe InDesign, incluindo o InDesign CS4, possuem funções que agilizam o processo de diagramação.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Crie os modelos de capítulos

  1. 1

    Abra o Adobe InDesign CS4.

  2. 2

    Clique em "Arquivo", "Novo" e depois em "Documento" para abrir a janela de Documento Novo. Configure o número de páginas como três e o tamanho e margens nas medidas desejadas, deixando todas as outras definições nos valores padrão.

  3. 3

    Clique no ícone "Criar Novo Estilo" no painel "Estilos de Parágrafo", e selecione a entrada "Estilo de Parágrafo 1" que aparecerá para abrir a janela de "Opções de Estilo de Parágrafo". Dê um nome ao estilo, como "Corpo de texto", e determine a família e tamanho da fonte e outras configurações que desejar alterar. Clique em "OK" para salvar o estilo e repita esse passo para outros estilos que desejar criar.

  4. 4

    Clique duas vezes em "Mestre A" no painel de Páginas para exibir a página mestre do documento. Clique na ferramenta "Tipo" no painel de Ferramentas e trace uma caixa de texto para o número de página no lado direito. Os números geralmente aparecem na parte inferior da página, mas você pode inseri-los onde desejar.

  5. 5

    Clique dentro da caixa de texto usando a Ferramenta Tipo e depois em "Tipo", "Inserir caractere especial", "Marcadores" e então "Número de página atual". Destaque a letra que aparecer e clique no estilo criado para números de página no painel de Estilos.

  6. 6

    Crie outras caixas de texto para itens que desejar que apareçam na primeira página de cada capítulo, como cabeçalhos, etc. e configure o estilo do parágrafo para cada item.

  7. 7

    Clique com o botão direito na metade superior do painel de Páginas e clique em "Nova página mestre". Clique em "OK" na janela que aparecer e dê duplo clique em "Mestre B". Crie caixas de texto para os números de páginas. Crie caixas de texto para o nome do livro no topo da página esquerda e para o nome do autor no topo da direita.

  8. 8

    Clique na parte inferior do painel de Páginas e depois em "Aplicar página-mestre a páginas" para abrir a janela "Aplicar Página-Mestre". Selecione "Mestre A" nessa janela, digite "1" no campo "Às páginas" e clique em "OK". Repita esse processo para as páginas 2 e 3, usando a "Mestre B" e digitando "2-3" no campo "Às páginas".

  9. 9

    Clique em "Arquivo" e "Salvar como" para abrir essa caixa de diálogo. Digite "modelo de capítulo" como nome do arquivo e clique em "modelo do InDesign CS4" no menu de formato. Clique em "Salvar".

    Criando os capítulos

  1. 1

    Crie documentos de texto separados para cada capítulo se ainda não tiver feito isso, salvando cada um como "Capítulo 1", "Capítulo 2", etc.

  2. 2

    Clique duas vezes no modelo de capítulos que você criou para abrir um documento sem título. Clique em "Modelo" e então em "Opções de numeração e seção" para abrir uma caixa de diálogo. Digite o número do capítulo no campo "Marcador de seção" e clique em "OK". Para o Capítulo 1, selecione a opção "Iniciar numeração de página em" e digite "1" no campo. Para todos os outros capítulos, selecione "Numeração de páginas automática".

  3. 3

    Clique em "Arquivo" e depois "Inserir", procure o documento de texto do primeiro capítulo, clique no arquivo e selecione "Abrir". Na primeira página do capítulo, pressione e segure a tecla "Shift" e depois clique onde deseja que o texto inicie. O InDesign distribuirá o texto automaticamente nas páginas, adicionando mais quando for necessário.

  4. 4

    Usando a ferramenta Tipo, clique dentro de uma caixa de texto, a seguir em "Editar" e então em "Selecionar Tudo". Clique no estilo do corpo de texto no painel "Estilos de Parágrafo" para configurar o estilo do texto como desejar. Edite o modelo, se necessário, e adicione outros itens às páginas que desejar, como quadros de citações, ilustrações, diagramas, etc.

  5. 5

    Clique em "Arquivo", "Salvar" e nomeie o arquivo como "Capítulo 1". Repita o processo para cada arquivo.

  6. 6

    Crie outras páginas ou seções para o livro, como a folha de rosto, prefácio, agradecimentos, etc. como arquivos individuais do InDesign.

    Formate o livro

  1. 1

    Clique em "Arquivo", "Novo" e então "Livro", o que abrirá a janela "Novo Livro". Digite um nome de arquivo para o livro na caixa "Salvar Como" e clique em "Salvar". Isso criará um novo painel na área de trabalho do InDesign.

  2. 2

    Clique no ícone "Adicionar documentos" na parte inferior do painel "Livro". Isso abrirá a janela "Adicionar Documentos". Pressione e segure a tecla "Shift" e clique em todos os arquivos de capítulos do InDesign. Clique em "Abrir". Cada capítulo aparecerá como uma entrada no painel "Livro".

  3. 3

    Adicione a folha de rosto, o prefácio, etc. ao painel usando o mesmo processo. Arraste cada entrada ao painel para inserir as seções e capítulos na ordem correta. Certifique-se de que a numeração de página do Capítulo 1 inicie em 1 nas "Opções de numeração e seção" do arquivo.

  4. 4

    Clique no ícone "Salvar livro" na base do painel Livro.

Dicas & Advertências

  • Depois que o livro estiver montado no painel "Livro", você pode imprimi-lo ou exportá-lo como arquivo PDF abrindo o menu no canto superior direito do painel e clicando na opção que deseja usar. Com versões mais recentes do InDesign, também é possível exportar o livro como documento .epub, que pode ser aberto pela maioria dos leitores eletrônicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível