O formato do roteiro de sitcoms

Escrito por skip davis | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O formato do roteiro de sitcoms
A sitcom é um gênero típico de TV (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Uma sitcom (abreviação inglesa de "situational comedy", ou comédia de situação) é um gênero televisivo em que personagens recorrentes que vivem em ambientes comuns passam por situações cômicas. O rádio foi a origem das sitcoms, mas o gênero fez sua transição para a televisão durante os anos 1950. Ao contratar roteiristas, os produtores-chefe de uma sitcom esperam que os escritores saibam formatar adequadamente os roteiros. Conhecer a formatação correta de uma sitcom mostra a familiaridade do roteirista com o gênero e com a série.

Outras pessoas estão lendo

"Teaser"

A estrutura dos roteiros de sitcom geralmente começa com um "teaser", também conhecido como "cold open" (literalmente, "abertura fria"). O "teaser" representa os primeiros dois ou três minutos do programa, que estabelecem o enredo do episódio. Para roteiros com esse elemento, o roteirista deve começar com a palavra "TEASER". Geralmente, consistem de uma cena, marcada como "CENA A". O propósito do "teaser" é captar o interesse dos espectadores pelo programa para que não mudem de canal. Essa cena aparece antes dos créditos iniciais.

Comerciais

Uma das grandes diferenças entre escrever um roteiro para um filme, por exemplo, e para uma sitcom (ou de qualquer programa de televisão) é a admissão dos comerciais na estrutura do texto. As empresas patrocinadoras são as maiores financiadoras das sitcoms. Nesse caso, os comerciais ocorrem após o "teaser", após o Ato I e após o Ato II. Os comerciais exibidos durante os intervalos de uma sitcom é geralmente conhecida como "Intervalo comercial de dois minutos".

Multi-câmera x Câmera única

Tradicionalmente, todas as sitcoms eram filmadas no formato multi-câmeras, o que significa que várias câmeras era usadas para gravar o programa. Os exemplos de sitcoms multi-câmera são: "I Love Lucy", "The Cosby Show", "Seinfield", "Full House" (Três é Demais, no Brasil) e "All in the Family". Algumas sitcoms mais recentes, como "Scrubs", "Malcolm", "Sex in the City" e "Curb Your Enthusiasm" (Segura a onda, no Brasil) usam o formato de câmera única, no qual apenas uma câmera segue os personagens do programa. A maioria das sitcoms em multi-câmera é escrita em dois atos, enquanto algumas em câmera única têm três atos. Outra diferença entre os dois tipos é que as sitcoms em câmera única não são filmadas em frente a uma plateia, enquanto as multi-câmeras são. Um ato é um termo do roteiro para um grande segmento do programa.

Elementos

Nos termos da escrita de sitcoms, elementos são as partes sem diálogos do roteiro. O posicionamento correto dos elementos deixa o roteiro mais fácil de ler. Alguns exemplos são: o cabeçalho de cena (que descreve onde a cena ocorre), o nome do personagem (escrito acima do diálogo), a pista de som (indica quando reproduzir um som), a rubrica (descreve o comportamento da fala de um personagem) e a transição (os efeitos de início e fim de cena). Cada elemento possui um espaçamento diferente da margem da página. Além disso, nem toda sitcom tem a mesma formatação de elementos. A fonte Courier tamanho 12 é o formato padrão no ramo das sitcoms.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível